Pular para o conteúdo
Política

Marquinhos promete substituir terceirizados por concursados até julho

Demissões começam na próxima segunda-feira (16)
Arquivo -

Demissões começam na próxima segunda-feira (16)

Até o dia 28 de julho o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com a Prefeitura em 2011 para conter irregularidades nos convênios com a Sociedade Caritativa e Humanitária e Omep (Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar) será cumprido. As medidas, como demissões dos terceirizados supostamente fantasmas, começarão a ser tomadas já na próxima segunda-feira (16).

Pelo menos é o que garante documento assinado após mais de três horas de audiência com o juiz David de Oliveira Gomes Filho. O prefeito de Marquinhos Trad (PSD) propôs planejamento para colocar fim ao impasse. Inicialmente serão demitidos 200 contratados, sendo que 70 concursados da área da educação e assistência social vão ser convocados.

O número não será correspondente ao total de demissões devido à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) que limita o gasto do Executivo com contratações. “Não podia permitir que houvesse erros na administração. Estou preocupado com a legalidade das coisas”, disse o prefeito ao deixar a sala do magistrado. Ele explicou que as rescisões vão ficar entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões.

Ainda de acordo com o planejamento, no dia 28 de abril a Prefeitura vai apresentar programa de cumprimento de execução contendo relação de todos os nomes contratados via Seleta e Omep e que serão desligados dos cargos. Três meses depois, em 28 de julho, os convênios com as entidades serão extintos.

Nesta mesma data todas as vagas necessárias para o funcionamento dos serviços públicos básicos estarão preenchidos por aprovados em concursos. Também participaram da audiência o promotor de Justiça Marcos Alex Vera, o procurador do Município Alexandre Ávalo e o advogado Laudson Cruz Ortiz advogado tanto da Seleta quanto da Omep.

“Nossa parte é fazer o registro dos empregados e o pagamento dos direitos trabalhistas, fiscalização do local onde trabalhando e o que está fazendo é do Município”, explicou o advogado que garantiu que ninguém vai sair sem receber os devidos direitos.

Imbróglio

Embora o TAC tenha sido firmado em 2011, quando Nelsinho Trad (PTB) era prefeito, até o momento nenhum gestor conseguiu cumprir o que foi proposto pelo MPE-MS. Em maio do ano passado a questão reascendeu e foi determinado que Alcides Bernal (PP) tirasse o TAC do papel.

Após vários ‘ensaios’ frustrados e somente com algumas demissões, houve audiência de conciliação para que a determinação fosse cumprida gradativamente, com término em junho deste ano.

No entanto, foi deflagrada em dezembro de 2016 a Operação Urutau que resultou em prisões, busca e apreensão de documentos e pedido do promotor de Justiça Marcos Alex Veras para haver rompimento dos convênios entre a Prefeitura e as referidas entidades, além da demissão imediata dos mais de 4 mil terceirizados.

David de Oliveira Gomes Filho deferiu a liminar no mesmo dia. Dias depois, já com Marquinhos no comando da cidade, a Seleta ingressou com representação pedindo suspensão da decisão e o presidente do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), João Maria Lós, atendeu a solicitação.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa Genial/Quaest

Trump chama apoiadores de ‘fracos’ por acreditarem em caso Epstein

Precisa de atendimento? Confira onde tem médico nesta quinta-feira em Campo Grande

De publicitário a pedreiro, Funsat anuncia 1.980 vagas de emprego nesta quinta-feira

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Morador de MS, irmão da estudante trans desaparecida em SP fala sobre a dor de não viver o luto

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsa Família inicia pagamentos de julho na sexta-feira; confira o calendário

Em Mato Grosso do Sul, mais de 200 mil famílias recebem o Bolsa Família

Famosos

Lucas Lucco e o pai são indiciados por suposto estelionato; saiba detalhes

Luccas Lucco e Paulo Roberto de Oliveira foram indiciados pela Polícia Civil de Goiânia por uma suposta frauda milionária envolvendo carros de luxo

Brasil

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Matéria já havia sido aprovada pelo Senado e foi encaminhada para sanção presidencial

Polícia

Homem é abandonado em hospital após ser esfaqueado por amigo durante briga em MS

Homem foi esfaqueado duas vezes