Pular para o conteúdo
Política

Maia diz que reforma política será votada até o final deste mês pela Câmara

Sistema eleitoral mais barato
Arquivo -

Sistema eleitoral mais barato

A votação da pela Câmara dos Deputados deverá ser concluída até o final deste mês, na previsão do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele defendeu a aprovação de um sistema eleitoral mais barato e mais próximo ao eleitor. “A gente vai avançar na reforma política. Ela é uma das reformas que colaboram com as mudanças que o precisa. Vamos avançar sim. Podem ter certeza que a Câmara terá a reforma política aprovada em agosto”.Maia diz que reforma política será votada até o final deste mês pela Câmara

Maia, que é defensor da chamada lista pré-ordenada nas eleições, disse que ela não deverá ser aprovada pelos deputados. “A lista pré-ordenada foi confundida com lista escondida, o que não é verdade. Ao contrário, daria muita clareza para o processo eleitoral. Sabemos que não será vitoriosa, e temos que admitir quando não há maioria”, disse.

O deputado informou que está trabalhando para aprovar um sistema eleitoral que faça a transição nas eleições de 2018 e que chegue ao sistema distrital misto nas eleições de 2022, onde a metade dos parlamentares continuaria sendo eleita de forma proporcional, enquanto a outra metade chegaria à Câmara pelo voto majoritário em regiões eleitorais.

Ao falar sobre a criação do fundo para financiar as eleições de 2018, no valor de R$ 3,5 bilhões, constante da proposta de reforma política em discussão na Câmara, Rodrigo Maia disse que o ideal é que não tivesse a necessidade desse fundo e que as eleições fossem mais baratas. Ele admitiu que o financiamento de campanhas por empresas possa voltar a ser discutido pelo Congresso.

“Em algum momento, com limite e , podemos voltar ao financiamento privado, mas, infelizmente, a relação da política com o setor privado passou do limite. Para o retorno do financiamento privado, deve ser construído um sistema eleitoral mais simples, mais barato e de mais fácil fiscalização”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Cigarro

Imposto maior sobre os cigarros pode diminuir mortalidade infantil

Entrada da UFMS em Campo Grande

Professor da UFMS condenado por estupro em festa acadêmica é afastado por mais 2 meses

Aliado de Tarcísio consegue assinaturas para pedir abertura da CPI do INSS na Alesp

18º Festival América do Sul reunirá 96 atrações culturais gratuitas em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

ex-coordenador apae

Justiça reconhece chance de fuga após aval do MPMS e mantém prisão de ex-coordenador da Apae

Inteligência Artificial em MS

Governo cria grupo para coordenar plano de inteligência artificial

Últimas Notícias

Política

‘Não está fazendo fiscalização’: vereadora critica atuação da Agereg e Agetran com o Consórcio Guaicurus

Unidade de auditoria foi criada na Agetran apenas em 2022, dez anos depois do início do contrato da Prefeitura de Campo Grande com o Consórcio Guaicurus

Cotidiano

Situação no pronto-socorro ameniza, mas Santa Casa mantém suspensão de atendimentos

Atendimentos foram suspensos no sábado (10) e uma nova avaliação sobre condições do hospital será feita na terça-feira (13)

MidiaMAIS

Mais de 100 voluntários se unem para produzir 17 mil bolos de Santo Antônio em Campo Grande

Serão distribuídas três mil alianças, sendo dois pares de ouro

Le Blog Maria Antonia

A onda da sacola de pano ao redor do mundo

A sacola de pano está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo como alternativa às sacolas plásticas descartáveis, com foco na sustentabilidade e na redução da poluição. Esta tendência visa diminuir o uso de plásticos, que levam séculos para se decompor e poluem o meio ambiente, incluindo os oceanos. Em muitos locais, … Continued