Ex-presidente tem 30% das intenções de voto, segundo Datafolha
O ex-presidente Lula (PT) pediu que o atual presidente Michel Temer (PMDB) deixe o cargo e “convoque imediatamente” eleições diretas. Nas últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Datafolha, Lula aparece com a preferência de 30% dos entrevistados.
As declarações do petista foram dadas em entrevista à Rádio Itatiaia. Lula afirmou que Temer “perdeu a credibilidade” após a delação do dono da JBS, Joesley Batista, que motivou a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) protocolada nesta segunda-feira (26).
“O próprio Temer poderia pedir a antecipação das eleições e a gente poderia escolher antes de outubro de 2018 um novo presidente, um novo Congresso, para que o Brasil possa reconquistar a paz”, disse o petista na entrevista.
Lula defendeu, no entanto, que o processo contra Temer tenha respaldo jurídico e que o peemedebista, “como qualquer outro ser humano”, tenha o direito à ampla defesa.
Lula é o segundo ex-presidente a pedir a renúncia de Temer e a convocação de novas eleições gerais. Nesta segunda-feira (26), Fernando Henrique Cardoso também adotou posicionamento igual, em entrevista à Folha de S. Paulo.
Ao comentar sobra a perda de credibilidade, Lula lembrou das viagens de Temer à Rússia e Noruega na última semana. “Ele foi recebido pelo diretor do aeroporto em Moscou e pelo terceiro vice-ministro em outro [na Noruega]”, ironizou o petista.
Questionado sobre um dos processos a que responde, o que envolve o “caso tríplex” e que deve ter a sentença anunciada a qualquer momento, Lula afirmou que “fez tudo” para provar sua Inocência. “Se tiver uma decisão que não seja a minha inocência, então não vale a pena ser honesto neste país”, disse aos jornalistas.