Lula confirma conversa com ex-diretor da Petrobras sobre contas no exterior
Ex-presidente prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ex-presidente prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou em partes o depoimento do ex-diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque, em seu depoimento ao juiz Sérgio Moro na sede da Justiça Federal de Curitiba, nesta quarta-feira (10).
No relato de Duque, Lula e ele se encontraram por três vezes, a última delas em 2014, após a deflagração da Operação Lava-Jato. Nessa última conversa, Lula teria questionado o ex-diretor sobre se ele teria contas no exterior.
“Ele me perguntou se eu tinha uma conta na Suíça com recebimentos da empresa SBM [empresa que mantinha contratos com a Petrobras]. Eu falei não, não tenho dinheiro da SBM nenhum, nunca recebi dinheiro da SBM”, disse Duque.
No restante da sua versão, entretanto, o relato do ex-diretor difere do ex-presidente. Duque disse que após saber que o mesmo não tinha contas no exterior, lhe disse: “Olha, preste atenção no que vou te dizer: se tiver alguma coisa [no exterior], não pode ter entender? Não pode ter nada no teu nome”, disse.
Em sua versão, entretanto, Lula disse que encontrou mesmo Duque, mas não comentou de ter orientado o ex-diretor de serviços da Petrobras a se livrar das contas no exterior. Ele conta que se encontrou com Duque no aeroporto de Congonhas, após conversar com João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.
“A pergunta que eu fiz para o Duque foi simples. Tem matéria nos jornais, tem denúncias de que você tem dinheiro no exterior, está pegando da Petrobras, eu falei: ‘você tem conta no exterior’? Ele falou: ‘Não tenho’. Eu falei: ‘Acabou’. Se não tem, não mentiu para mim. Mentiu para ele mesmo”, disse Lula.
Questionado por Moro, o ex-presidente diz que questionou Duque por ele possuir ligações do PT. “O PT indicou o Duque com outros partidos e eu penso que foi pra Casa Civil e cumpriu todo o ritual. Eu fiquei muito puto. E ele disse que não [tinha contas no exterior”, disse Lula.
Em seu depoimento anterior ao juiz Sérgio Moro, Renato Duque disse que havia ficado muito claro que lula “tinha pleno conhecimento de tudo, tinha o comando”. Duque foi condenado a 53 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
(com supervisão de Evelin Cáceres)
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Na véspera de Natal, mulher tem porco furtado de sua propriedade rural no interior de MS
O animal foi furtado na noite da última terça-feira (24)
VÍDEO: Papai e Mamãe Noel desfilam em trenó de triciclo pela Avenida Afonso Pena
Vídeo da cena inusitada circulou pelas redes sociais, nesta quinta-feira (26)
PRF inicia a Operação Ano Novo nesta sexta-feira nas rodovias federais de MS
O encerramento está previsto para a próxima quarta-feira
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.