Pular para o conteúdo
Política

Lula confirma conversa com ex-diretor da Petrobras sobre contas no exterior

Ex-presidente prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira
Arquivo -
Ex-presidente prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira

Ex-presidente prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT), confirmou em partes o depoimento do ex-diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque, em seu depoimento ao juiz Sérgio Moro na sede da Justiça Federal de Curitiba, nesta quarta-feira (10).

No relato de Duque, Lula e ele se encontraram por três vezes, a última delas em 2014, após a deflagração da Operação Lava-Jato. Nessa última conversa, Lula teria questionado o ex-diretor sobre se ele teria contas no exterior.

“Ele me perguntou se eu tinha uma conta na Suíça com recebimentos da empresa SBM [empresa que mantinha contratos com a Petrobras]. Eu falei não, não tenho dinheiro da SBM nenhum, nunca recebi dinheiro da SBM”, disse Duque.

No restante da sua versão, entretanto, o relato do ex-diretor difere do ex-presidente. Duque disse que após saber que o mesmo não tinha contas no exterior, lhe disse: “Olha, preste atenção no que vou te dizer: se tiver alguma coisa [no exterior], não pode ter entender? Não pode ter nada no teu nome”, disse.

Em sua versão, entretanto, Lula disse que encontrou mesmo Duque, mas não comentou de ter orientado o ex-diretor de serviços da Petrobras a se livrar das contas no exterior. Ele conta que se encontrou com Duque no aeroporto de Congonhas, após conversar com João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

“A pergunta que eu fiz para o Duque foi simples. Tem matéria nos jornais, tem denúncias de que você tem dinheiro no exterior, está pegando da Petrobras, eu falei: ‘você tem conta no exterior’? Ele falou: ‘Não tenho’. Eu falei: ‘Acabou’. Se não tem, não mentiu para mim. Mentiu para ele mesmo”, disse Lula.

Questionado por Moro, o ex-presidente diz que questionou Duque por ele possuir ligações do PT. “O PT indicou o Duque com outros partidos e eu penso que foi pra Casa Civil e cumpriu todo o ritual. Eu fiquei muito puto. E ele disse que não [tinha contas no exterior”, disse Lula.

Em seu depoimento anterior ao juiz Sérgio Moro, Renato Duque disse que havia ficado muito claro que lula “tinha pleno conhecimento de tudo, tinha o comando”. Duque foi condenado a 53 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão frontal deixa um preso às ferragens e mais dois feridos na BR-262

Bia Haddad dá adeus ao WTA de Londres; dupla de Stefani vai às quartas

Febraban: 82% das transações bancárias no país são feitas digitalmente

Mulher é presa por ameaçar a própria filha e irmã com faca

Notícias mais lidas agora

claudinho serra tornozeleira

Justiça nega HC e mantém Claudinho Serra preso por chefiar esquema de corrupção

cPI CONSÓRCIO EX-FUNCIONÁRIOS FROTA

Frota sucateada e condições de trabalho abusivas: ex-funcionários expõem Consórcio Guaicurus

Valores dobraram: Promotoria investiga contrato de Papy com escritório de advocacia

MP do DF denuncia Bruno Henrique por suposta fraude em apostas

Últimas Notícias

Brasil

Governo muda recomendação de idade mínima do Instagram para 16 anos

Instagram afirma que a metodologia não leva em consideração as medidas de proteção que as plataformas oferecem

Polícia

PRF e PM apreendem 2,2 toneladas de maconha em Bela Vista

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil

Brasil

Governo publica medidas para compensar alta do IOF

Medidas foram acertadas entre o ministro Fernando Haddad, e os presidentes da Câmara

Polícia

Jovem grávida é encontrada morta em casa no Vida Nova

O bebê que ela esperava também morreu