Pular para o conteúdo
Política

Justiça rejeita recursos e mantém multa por aprovação de isenção da Cosip

Lei foi aprovada em época vedada por regras eleitorais
Arquivo -

Lei foi aprovada em época vedada por regras eleitorais

Os ex-vereadores Magali Picarelli (PSDB), Eduardo Cury (SD), Carla Stephanini, Edil Albuquerque (PTB), Coringa (PSD), Flávio César (PTdoB), Edson Shimabukuro (PTB), Jamal Salém (PR), José Chadid (PSDB) e Chocolate (PP), bem como os vereadores Chiquinho Telles (PSD), Gilmar da Cruz (PRB), Ayrton Araújo (PT), Carlos Borges (PSB) e Lívio Leite (PSDB), entram com recurso contra decisão que apenas reduziu de 21 mil para 5 mil multa aplicada a eles devido a aprovação do projeto que suspendia a cobrança da (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) por seis meses em .

A penalidade foi imposta porque a lei foi criada em ano pré-eleitoral. Na decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) somente as argumentações do ex-vereador Airton Saraiva (DEM) foram aceitas e multa invalidada. Ele alegou que não foi candidato à reeleição e, por isso, não há possibilidade de ter votado a favor do projeto por interesse eleitoral.

Entre as firmações na decisão, está a citação da lei que veda que seja concedido benefício de natureza fiscal; suspensão temporária de tributo, a meu ver, é um tipo de isenção; quando se estuda direito tributário, aprende-se que não é o nomen iuris que se dá ao instituto que importa, mas sim sua natureza jurídica.

“E a natureza jurídica do ato objeto destes autos é de isenção; era um tributo de natureza vinculada e, embora tenha nome de contribuição, tem natureza jurídica de taxa, a qual foi suspensa durante o ano eleitoral e, por via oblíqua, criou um benefício para o eleitorado local”.

Caso

Os políticos foram penalizados porque a aprovação do texto ocorreu em maio, às vésperas do período eleitoral e, portanto, foi considerado como espécie de compra de votos, tendo em vista que a eleição em questão foi municipal, em 2016.

Segundo publicação no diário oficial do TRE-MS em 18 de agosto, a ação foi movida “por constatar vício de iniciativa da lei, bem como implicar a concessão de benefício fiscal, em ano eleitoral, na conduta vedada pelo art. 73, § 10, da Lei n.º 9.504/1997. 4”.Justiça rejeita recursos e mantém multa por aprovação de isenção da Cosip

Em 27 de junho daquele ano o então prefeito Alcides Bernal (PP) vetou a matéria, mas teve veto derrubado pouco mais de um mês depois, com promulgação da lei feita pelo presidente da Casa de Leis, João Rocha (PSDB). Sendo assim, a cobrança da taxa ficou suspensa por 180 dias.

A questão foi judicializada e teve várias idas e vindas, porém, por decisão do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato do Sul) no último dia 6 de julho, os consumidores não devem pagar os seis meses retroativos, que totalizariam mais de R$ 42 milhões aos cofres da Prefeitura. O Executivo não recorreu e deixou nas mãos do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
patrola apartamento pedido despejo benfeitorias ação

Patrola vai receber R$ 200 mil de cunhado de ex-prefeito para enterrar ação de despejo

santa casa lotação

Morte de Sophie: Campo Grande tem apenas um leito SUS para cada 760 crianças

Após vídeo de carros ‘rampando’, quebra-molas na Duque de Caxias recebe nova pintura

Mato Grosso do Sul registrou volume de chuva abaixo da média em todas as cidades em maio

Notícias mais lidas agora

Para escapar de indenizar clientes, Consórcio Guaicurus diz à Justiça que ‘não transporta passageiros’

santa casa lotação

Morte de Sophie: Campo Grande tem apenas um leito SUS para cada 760 crianças

cpi consorcio ônibus denúncias

Com 8 denúncias diárias, CPI recebeu mais de 580 reclamações sobre o Consórcio Guaicurus

Corinthians: Augusto Melo troca advogado e concentra defesa em ex-ministro de Dilma

Últimas Notícias

Cotidiano

Fumacê passará por quatro bairros de Campo Grande nesta segunda-feira

As equipes circularão das 16h às 22h

Cotidiano

Mais de um mês após tempestades, Chácara dos Poderes segue cheia de crateras

Moradores alegam que a obra de drenagem é insuficiente e que canais irregulares mudam o curso da água, agravando a situação

Mundo

Polícia do Equador prende parentes de líder de facção que está foragido

Após a fuga de homem no início de 2024, uma onda de violência foi desencadeada no país

Política

CPI pode ouvir ex-diretores da Agetran e Agereg que assinaram contrato do Consórcio Guaicurus

Vereador Coringa solicitou oitiva com Marcelo Amaral e Rudel Trindade