Justiça indefere pedido de recontagem à candidata que perdeu por 1 voto
Alegou defeito em urna
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Alegou defeito em urna
A juíza eleitoral Sabrina Rocha Margarido indeferiu pedido da ex-vereadora Marines de Oliveira (DEM) que perdeu eleição para prefeitura de Aral Moreira por 1 voto, em outubro de 2016. Alegando que houve defeito em uma das urnas, que foi substituída ao decorrer do pleito, ela pediu recontagem dos votos.
No entanto, a magistrada explicou que, nestes casos, é necessário ajuizar recurso imediatamente após a apuração, fato que não ocorreu. Além disso, não houve provas o suficiente para justificar a suspeita de irregularidade na votação e apuração.
“Não há se falar em recontagem de votos baseada unicamente em especulações”, diz a decisão. O prefeito eleito, Alexandrino Garcia, apresentou contestação (PR). O MPE (Ministério Público Eleitoral) ofertou parecer em que opinou pela improcedência dos pedidos. Houve oitiva com testemunhas e, após todas as partes se ,manifestarem, a Justiça analisou o caso.
“A simples substituição de urna de votação não é motivo bastante a ensejar a nulidade indicada. Ora, trata-se de medida previsível e admissível durante o pleito, tanto que disponibilizadas urnas de contingência, bem como previsto procedimento a ser adotado para realização de substituição de maquinários, se necessário”, diz a juíza.
Observa, ainda, que mesários e fiscais, além de técnicos responsáveis pelas urnas, assinaram termo assegurando legalidade na troca de aparelhos. Logo, uma vez que não houve qualquer impugnação por parte dos autores ou de seus fiscais no ato de substituição da urna, constata-se que tal faculdade se encontra preclusa”.
Resultados
A candidata perdeu a eleição por apenas um voto para o então vereador Alexandrino, que obteve 2.558 votos contra 2.557 destinados a Marines, também vereadora da cidade à época. Três candidatos disputaram a prefeitura de Aral Moreira. Na terceira posição ficou o professor Eugênio Freire, do PSC, que captou 409 votos.
(Foto Divulgação)
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.