Ex-presidente de Câmara comprou seis poltronas

O ex-presidente da Câmara Municipal de , Claudinei Paulo da Silva, do SD, foi condenado a três anos de detenção, sentença substituída por pena pecuniária, no valor de 10 salários mínimos e também por prestação de serviços à comunidade. Ele desprezou a exigência de licitação na compra de materiais para a Câmara.

A sentença foi aplicada pela juíza Kelly Gaspar Duarte Neves. De acordo com o processo, o vereador comprou sete poltronas para a Câmara no valor de R$ 10.826,00.

“Consta que houve por parte do denunciado astuciosa cisão das compras, a fim de enquadrá-las no limite do valor descrito no artigo 24, da Lei 8.666 (dispensa de licitação). No entanto, as empresas localizam-se na mesma rua, na cidade de São José do Rio Preto (interior de SP), bem como as cadeiras, embora de empresas distintas, foram entregues pela mesma pessoa, tudo a indicar que a compra foi astuciosamente cindida, sendo que a aquisição podia e devia ser realizada de uma só vez. Apurou-se por fim que a cisão foi inadequada, pois não houve qualquer benefício à administração, bem como podia e devia ser realizada de uma só vez”, diz trecho da decisão.

A compra das poltronas foi feita no período que Claudinei Silva, o Claudinei da Lalai, era presidente da Câmara, em 2009. A reportagem tentou conversar com o ex-vereador na tarde desta quarta-feira (29). Ele tentou se eleger em outubro passado, mas não conseguiu. Esse processo surgiu por meio de denúncia do promotor de Justiça Oscar de Almeida Bessa Filho e corria desde 2011.