Pular para o conteúdo
Política

Joaquim Barbosa admite possibilidade de se candidatar a Presidência

Ministro assumiu conversa com Rede e PSB
Arquivo -

Ministro assumiu conversa com Rede e PSB

O ex-presidente e ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), , admitiu nesta quarta-feira (7) a possibilidade de se candidatar à presidência da República. A afirmação foi feita em uma cerimônia de descortinamento de um retrato dele como ex-presidente da Corte.

“Eu sou um cidadão brasileiro, um cidadão pleno, há três anos livres das amarras de cargos públicos, mas sou um observador atento da vida brasileira. Portanto, a decisão de me candidatar ou não está na minha esfera de deliberação”, afirmou o ex-ministro.

Ele afirmou entretanto que “ainda hesita” em tomar o passo de se candidatar, embora tenha assumido já ter conversado com a ex-senadora Marina Silva (Rede) e também com o PSB.

“Só que eu sou muito hesitante em relação a isso. Não sei se decidirei positivamente neste sentido”, afirmou o ex-ministro. Barbosa negou ter assumido compromisso com algum partido, mas adimitiu conversas sobre uma possível candidatura.

“Já conversei com líderes de partidos políticos, doi ou três”, disse. “Mas nada de concreto em termos de oferta de legenda para candidatura, mesmo porque eu não sei se eu decidiria dar este passo. Eu hesito”, disse o ex-ministro.

O ex-presidente do STF ainda teceu duras críticas ao ambiente político brasileiro, com foco no Executivo e Legislativo. 

“Passamos por um momento tempestuoso da vida política nacional, em que visivelmente os dois Poderes que representam a soberania popular, nossos representantes eleitos, não cumprem bem a sua missão constitucional”, afirmou Barbosa.

O ex-ministro cobrou do STF uma “vigilância redobrada” do que se passa no páis. Ele defendeu a eleição direta em seu discurso, em caso de vacância da Presidência da República.

“Eu acho que o momento é muito grave. Caso ocorra a vacância da Presidência da República, a decisão correta é essa: convocar o povo”, disse o ex-ministro do Supremo.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Agentes da PRF morrem durante perseguição no Rio de Janeiro

Hugo Calderano derrota japonês e vai pela 1ª vez à semifinal da Copa do Mundo de tênis de mesa

EUA suspenderão esforços de paz na Ucrânia se não houver progresso, alerta secretário de Estado

Homem é esfaqueado na cabeça ao cobrar aluguel de ex-inquilino na Vila Planalto

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

comércio

Sexta-Feira Santa: Confira o que abre e o que fecha no feriadão em Campo Grande

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

Hugo Motta aciona Polícia Legislativa após ataque a tiros a carro do deputado Sargento Portugal

Últimas Notícias

Mundo

Alunos relatam pânico em ataque que matou 2 em universidade da Flórida

Ataque na escola aconteceu na quinta-feira, 17

Política

Ativista anti-feminista e de direita, Vivi Tobias é nomeada na Secretaria da Mulher da Capital

Liderança do movimento Resistência Conservadora MS ocupará cargo de assessora-chefe com salário de R$ 5,4 mil

Polícia

Homem joga vaso de flores e garrafa de café contra a esposa após discussão em MS

Mulher disse aos policiais que tinha medida protetiva contra o marido, mas havia reatado o relacionamento

Cotidiano

VÍDEO: Chuva alaga bairros, derruba muros e arrasta até piscina em Guia Lopes

Prefeitura informou que equipes estão prestando atendimento às famílias atingidas