Assunto foi debatido nesta manhã de sexta

Autoridades, educadores e representantes de entidades se reuniram nesta sexta-feira (7), na Assembleia Legislativa, para debater os desafios e as ações necessárias à implantação do ensino fundamental em tempo integral em Mato Grosso do Sul.

A ‘A Escola que Queremos: Ensino Fundamental em Tempo Integral' foi proposta pelo deputado (PSDB), membro da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Casa de Leis e autor da emenda à Constituição Estadual, de 2015, que preconiza a transformação progressiva de todas as escolas de ensino fundamental do Estado em tempo integral.

“Convido as entidades representadas durante a audiência a formarem conosco uma comissão e teremos um documento reunindo todas as propostas, sugestões e argumentos apresentados, que será enviado às autoridades para contribuir com esse importante processo, que é a implantação do ensino fundamental em tempo integral”, informou Orro.

Segundo ele, pesquisas recentes demonstram que as crianças que permanecem nas escolas no contraturno, com atividades pedagógicas e de lazer, aprendem 120% mais do que os demais estudantes. “Temos que investir em tecnologia, no conhecimento e no saber como um todo, oferecendo a todos os alunos, do filho do carvoeiro ao do mais abastado, esporte, lazer e diversas atividades”, disse.

O senador Pedro Chaves (PSC/MS) lembrou que o ambiente escolar deve reunir condições para que os educadores estejam motivados e ser atrativo aos alunos, promovendo a interação entre teoria e prática.

“De manhã, o aluno pode aprender matemática e sobre folhas, na aula de biologia, mas à tarde, pode ir ao Mercadão ou ao Horto Florestal trabalhar aqueles conteúdos na prática”, analisou. Como vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, lembrou que o ensino em tempo integral vem sendo amplamente debatido, com o consenso entre educadores de que são necessárias ações multidisciplinares. Chaves foi relator da Medida Provisória 746/2016, que tratou da reforma do Ensino Médio.