alega que medida favorece aposentadoria da categoria

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (13), a promoção funcional de professores e progressão funcional de dezenas de servidores da SED (Secretaria de Estado de Educação).

A medida foi acordada na última semana em um encontro entre representantes do governo e da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), que também debateu o reajuste salarial de professores em 7,64% conforme piso nacional e a incorporação de R$ 200 de abono salarial no pagamento dos servidores administrativos.

A questão funcional, segundo a Fetems, interfere diretamente na aposentadoria de boa parte dos servidores da educação.

Já a incorporação do abono e o reajuste da categoria são discussões que ainda estão em aberta, já que o governo apresentou um quadro financeiro delicado com a previsão de queda na arrecadação de receita com diminuição do ICMS do Gás.

Confira a relação de servidores beneficiados com promoção e progressão funcional no ‘boletim pessoal' do Diário Oficial (AQUI)

Paralisação

A Fetems definiu aderir à paralisação nacional na próxima quarta-feira (15) contra a proposta pelo governo Federal, que prevê idade mínima de 65 anos para aposentadoria, tanto para homens quanto para mulheres.

O projeto, de autoria do governo de Michel Temer (PMDB), também prevê um tempo mínimo de contribuição de 25 anos, e acaba com as diferenças entre os regimes previdenciários geral e público. Um dos pontos mais polêmicos é a alteração da forma de cálculo do beneficio, que será feito com base em 51% de 80% das melhores contribuições mais um ponto percentual a cada ano pago. Para se aposentar com 100% do benefício, será preciso contribuir 49 anos.