Agenda em

O governador (PSDB) cumpre agenda pública nesta quarta-feira (12) em Campo Grande. Ele irá entregar oito viaturas, sendo camionetes para a PMA (Polícia Militar Ambiental). O ato será às 10h, no 5º BPMA Comando da PMA, na Avenida Mato Grosso, na entrada do Parque dos Poderes.

Segundo assessoria de imprensa, as entregas por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) faz a entrega. São veículos da marca Mitsubishi, modelo L200 Triton, a diesel, que a PMA utilizará nos trabalhos de fiscalização e combate a crimes ambientais.

As caminhonetes foram adquiridas com recursos de compensação ambiental no valor total de R$ 1.120.000,00, por meio de convênio entre o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e a PMA. O evento acontece no 15º Batalhão da PMA, no Parque das Nações Indígenas, a partir das 10h, e vai contar com a presença do secretário da Semagro, Jaime Verruck e o diretor presidente do Imasul, Ricardo Eboli.

Em fevereiro do ano passado o Imasul já havia entregue viaturas e equipamentos à PMA. Na ocasião, o secretário Jaime Verruck repassou à corporação três viaturas pick-up 4×4, quatro barcos de alumínio de 6 metros, cinco reboques para barco e 10 motores de popa, (4 de 15HP, 3 de 25HP e 3 de 40 HP). Foram investidos R$ 501,6 mil na aquisição dos veículos e embarcações, recursos também provenientes de compensação ambiental.

A PMA é responsável por zelar pelo cumprimento das normas ambientais em Mato Grosso do Sul. Orienta, fiscaliza e reprime crimes ambientais, como desmate não autorizado, pesca e caça irregulares, ações que provocam processos erosivos e que causem quaisquer tipos de prejuízos ao meio ambiente. Além de autuar e aplicar multas, a PMA pode prender cidadãos que infringir as leis ambientais.