Sindicatos querem reposição inflacionaria de 7,45%

Os sindicatos que integram o Fórum de Servidores de Mato Grosso Sul anunciaram na manhã desta segunda-feira (25) indicativo de greve geral a partir do dia 25 de julho, caso o governo não aumente o reajuste linear a todas as categorias de 2,94%.

De acordo com o coordenador geral do Fórum, Fabiano Reis, os servidores estão decepcionados com o percentual apresentado, quando o ideal seria a reposição da inflação, equivalente a 7.45%.Fórum de Servidores promete greve geral em MS a partir de 25 de julho

“Vamos fazer indicativo de greve junto à educação no dia 25. Se o governador não nos responder rápido vamos parar o Estado. Ação judicial é a última trincheira”, disse Reis, presidente do Sindjus-MS (Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual).

Representantes das entidades sindicais, que afirmam representar mais de 40 mil servidores estaduais, reuniram a imprensa em frente à governadoria para anunciar a greve geral nos mesmos moldes já comunicados pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

Os sindicalistas acreditam que a informação de que os salários do funcionalismo público poderiam ser parcelados e que o 13º salário estaria prejudicado, são uma estratégia usada pelo governo para desestabilizar as ações conjuntas do Fórum.

Para André do Santiago, presidente do Sinsap (Sindicato dos Agentes Penitenciários) e um dos coordenadores do Fórum, as alegações do governo são apenas especulações, incoerente para quem pretende dar aumento e não pagar em dia. “No Fórum Dialogo em nenhum momento falaram de atraso no 13º”, destacou.

Caso o governo atenda solicitação na Fetems na reunião marcada para a próxima quarta-feira (12), os demais integrantes do Fórum prometem manter o indicativo de greve e adotar outras medidas para cobrar a reposição inflacionária.