do piso nacional deverá ser pago na folha de fevereiro

Representantes da (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), se reuniram com a titular da (Secretaria de Estado de Educação), Maria Cecília Amendola da Motta, para discutir assuntos relacionados à valorização da categoria e grade curricular deste ano.

“A matriz curricular sofrendo alteração nacional, o processo de lotação respeitando a vaga do coordenador, a perspectiva do pagamento do piso, enfim, debatemos diversas questões e encaminhamos muita coisa positiva diante de um cenário de perdas drásticas nacionalmente”, disse o presidente da Fetems, Roberto botareli.

Ao fim do encontro, que aconteceu ontem, quarta-feira (1), a Federação revelou que o governo se comprometeu a pagar, na folha de fevereiro, restos a pagar e valores referentes a 1/3 de hora atividade do exercício de 2013, para aposentados e efetivos, enquanto professores convocados receberão os valores em março.

Segundo a Fetems, a administração estadual também teria assumido cumprir a Lei Nacional do Piso Salarial pagando o reajuste a partir de fevereiro, com retroativo de janeiro. Todavia, este ponto ainda depende do aval do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Para as aulas que começam na Capital no dia 13 de fevereiro (a semana pedagógica se inicia na próxima segunda-feira, 6), a SED afirmou que primeiro vai lotar os professores efetivos em sala de aula, depois os efetivos com prorrogação de carga horário e em seguida os convocados, que receberão salário a partir do contrato, e todos serão lotados em seu objeto de concurso, na modalidade de Ensino Fundamental, Médio ou Educação Básica.

Também participaram da reunião o secretário de finanças da Fetems, Jaime Teixeira, a secretária de políticas sociais, Iara Gutierrez e o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais de Educação), Lucilio Nobre.