Feriado de Carnaval favorece defesa de prefeito e vice cassados pela Justiça

Mesmo cassado, prefeito cumpre expediente

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mesmo cassado, prefeito cumpre expediente

O feriadão do Carnaval vão beneficiar a defesa do prefeito e do vice de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, do PR, e Newton Luiz de Oliveira, o Nenão, do PMDB, ambos cassados nesta semana pela Justiça Eleitoral por abuso de poder.

O juiz que sentenciou os dois José Henrique Kaster Franco, também os tornou inelegíveis por oito anos e ainda que seja feita nova eleição na cidade com pouco mais de 50 mil habitantes.

A assessoria de imprensa do prefeito informou que José Garcia cumpriu expediente nesta quinta-feira (23) e que a Justiça ainda não havia notificado acerca da decisão.

Mesmo se o prefeito for notificado nesta sexta-feira (24), pelo rito da corte eleitoral, ele tem direito a três dias para se defender. Como segunda, terça e quarta da semana que vem é feriado no Judiciário, o prazo de Garcia expiraria na segunda-feira, depois do Carnaval.

A assessoria informou ainda que o prefeito e vice estão “tranquilos” e devem ser inocentados depois.

De acordo com a decisão do juiz Kaster Franco, o prefeito, que foi reeleito por marguem pequena, diferença de apenas 27 votos, teria sido beneficiado no período da divulgação da propaganda gratuita, durante a eleição, em outubro passado.

Nos autos, constam que o vice, Nenão, era diretor da Rádio Excelsior, responsável pela divulgação do horário eleitoral, e que laudos técnicos certificaram que a emissora não teria cumprido o plano de mídia das inserções, favorecendo nos horários de maior audiência as propagandas do então prefeito José Gilberto Garcia e do vice Newton Oliveira.

Em defesa, o prefeito e o vice negaram abuso de poder e afirmaram que a mídia as inserções em questão não influíram no resultado das eleições.

Nas alegações do Ministério Público, que apresentou denúncia à Justiça, o órgão sustenta que os peritos concluíram que as distorções de mídia não foram uniformes, só afetaram as duas coligações concorrentes, e que a eleição na cidade foi definida pela diferença de 27 votos. (com Clayton Neves)

Conteúdos relacionados

Rua 14 de julho
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo