Pular para o conteúdo
Política

Entenda os próximos passos da denúncia de Janot contra Temer

Rodrigo Rocha Loures é investigado no mesmo inquérito
Arquivo -

Rodrigo Rocha Loures é investigado no mesmo inquérito

Notificado pelo Supremo Tribunal Federal na sexta-feira passada, dia 23, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tinha até esta terça-feira (27) para denunciar ou não o presidente da República (PMDB). Apesar de a legislação prever o prazo de cinco dias para o Ministério Público se manifestar, nem sempre esse período é cumprido. Entenda os próximos passos da denúncia de Janot contra Temer

Neste caso específico, contudo, há uma pressa por parte do procurador para concluir sua análise do caso e deixá-lo mais próximo da conclusão antes do fim de seu mandato, em setembro. Nessa primeira acusação, o peemedebista deverá ser processado por corrupção. 

Ele é suspeito de receber propina do empresário Joesley Batista, sócio do grupo J&F. O ex-assessor do presidente e ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures é investigado no mesmo inquérito. Veja a seguir o caminho que a denúncia deve seguir após a apresentação pela PGR.

– Após a denúncia ser apresentada ao STF, a Corte envia o pedido à Câmara dos Deputados que decide se autoriza a abertura do processo contra Temer. Para que isso ocorra, são necessários os votos de 342 dos 513 deputados federais – é o mesmo placar para que seja aberto um processo de impeachment contra um presidente. Antes, contudo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tem de elaborar um relatório no qual afirma se concorda ou discorda do processamento do presidente.

– Independentemente do resultado na CCJ, composto por 65 deputados, o relatório segue para o plenário da Câmara. Em tese, o Planalto teria os 172 votos para barrar essa investigação. Mas a estratégia de Janot de fatiar a denúncia em três pode gerar um desgaste extra para Temer. Isso porque os deputados que forem contra sua investigação terão de demonstrá-lo publicamente em três ocasiões seguidas. Ou eles irão ao microfone dizer que são contra a apuração, ou promovem uma ausência coletiva da sessão e deixam de votar.

– Na última semana, a tendência entre os defensores de Temer, excluindo os parlamentares do indeciso PSDB, era a de retirar seus deputados do plenário no momento da votação. Assim, nenhum deles teria colada em si a imagem de que é contra a investigação de delitos da mais alta autoridade pública do país.

– Se a abertura do processo for aprovada pelos deputados, a denúncia volta ao Supremo. Os 11 ministros decidem, então, se transformam Temer em réu, ainda sem julgar o mérito da questão. Caso a denúncia seja aceita, o presidente é afastado da função por até 180 dias. Se não for aceita, ele segue na presidência normalmente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seguem abertas inscrições para concurso da Guarda Municipal com salários de até R$ 3,4 mil

Implementadas há 5 anos, escolas estaduais cívico-militares superam indicadores em MS

Perigo dentro e fora de casa: remédio vencido requer descarte especial e Conselho alerta para riscos

Morte súbita: infarto pode ser silencioso, mas coração quase sempre avisa

Notícias mais lidas agora

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

Com bandeira do Brasil e dos EUA, bolsonaristas protestam por anistia e contra o STF

VÍDEO mostra amigos sendo arremessados após atropelamento em faixa de pedestre na Av. Ernesto Geisel 

VÍDEO mostra amigos andando no meio da rua antes de atropelamento na Ernesto Geisel

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Festival Bonito CineSur encerra 3ª edição com premiação de vencedores

Ao todo, 30 obras concorreram no festival aos prêmios no valor total de R$ 57,5 mil

Emprego e Concurso

Prazo para inscrição em concurso de professor encerra nesta segunda-feira

O concurso oferta 37 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva

Cotidiano

Mais de 155 mil estudantes voltam às aulas a partir desta segunda em Campo Grande

São aguardados 110 mil estudantes da rede municipal, na segunda; enquanto na estadual 190 mil voltam às aulas na terça, 45 mil deles na Capital

Emprego e Concurso

Procurando estágio? Bracell oferece 13 vagas para universitários de várias áreas

Destinado a estudantes, estágio é para as áreas como Administração, Engenharias, Psicologia, Direito, RH, entre outras