Pular para o conteúdo
Política

Entenda os próximos passos da denúncia de Janot contra Temer

Rodrigo Rocha Loures é investigado no mesmo inquérito
Arquivo -

Rodrigo Rocha Loures é investigado no mesmo inquérito

Notificado pelo Supremo Tribunal Federal na sexta-feira passada, dia 23, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tinha até esta terça-feira (27) para denunciar ou não o presidente da República (PMDB). Apesar de a legislação prever o prazo de cinco dias para o Ministério Público se manifestar, nem sempre esse período é cumprido. Entenda os próximos passos da denúncia de Janot contra Temer

Neste caso específico, contudo, há uma pressa por parte do procurador para concluir sua análise do caso e deixá-lo mais próximo da conclusão antes do fim de seu mandato, em setembro. Nessa primeira acusação, o peemedebista deverá ser processado por corrupção. 

Ele é suspeito de receber propina do empresário Joesley Batista, sócio do grupo J&F. O ex-assessor do presidente e ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures é investigado no mesmo inquérito. Veja a seguir o caminho que a denúncia deve seguir após a apresentação pela PGR.

– Após a denúncia ser apresentada ao STF, a Corte envia o pedido à Câmara dos Deputados que decide se autoriza a abertura do processo contra Temer. Para que isso ocorra, são necessários os votos de 342 dos 513 deputados federais – é o mesmo placar para que seja aberto um processo de impeachment contra um presidente. Antes, contudo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tem de elaborar um relatório no qual afirma se concorda ou discorda do processamento do presidente.

– Independentemente do resultado na CCJ, composto por 65 deputados, o relatório segue para o plenário da Câmara. Em tese, o Planalto teria os 172 votos para barrar essa investigação. Mas a estratégia de Janot de fatiar a denúncia em três pode gerar um desgaste extra para Temer. Isso porque os deputados que forem contra sua investigação terão de demonstrá-lo publicamente em três ocasiões seguidas. Ou eles irão ao microfone dizer que são contra a apuração, ou promovem uma ausência coletiva da sessão e deixam de votar.

– Na última semana, a tendência entre os defensores de Temer, excluindo os parlamentares do indeciso PSDB, era a de retirar seus deputados do plenário no momento da votação. Assim, nenhum deles teria colada em si a imagem de que é contra a investigação de delitos da mais alta autoridade pública do país.

– Se a abertura do processo for aprovada pelos deputados, a denúncia volta ao Supremo. Os 11 ministros decidem, então, se transformam Temer em réu, ainda sem julgar o mérito da questão. Caso a denúncia seja aceita, o presidente é afastado da função por até 180 dias. Se não for aceita, ele segue na presidência normalmente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inter despacha Nacional e vai definir vaga nas oitavas da Libertadores com o Bahia

Corinthians poupa, mas vence no Uruguai e depende de si para ir ao playoff da Sul-Americana

Advogado investigado por esquema de fraudes contra o INSS é preso em MS

Fraude no INSS: mais de 1 milhão de beneficiários já pediu reembolso por desconto indevido

Notícias mais lidas agora

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

Dólar sobe e vai a R$ 5,67 com volta de temores fiscais domésticos

Últimas Notícias

Esportes

Fernando Sarney convoca novas eleições na CBF após destituição de Ednaldo

TJRJ proferiu decisão na Ação Civil Pública que determinou o afastamento imediato

Polícia

Após seis meses de investigação, homem que falsificava whisky é preso em Campo Grande

Decon já vinha investigando o autor de 31 anos

Esportes

Palmeiras tem início implacável, derrota o Bolívar e garante liderança geral da Libertadores

O triunfo por 2 a 0 garante aos comandados de Abel Ferreira o posto de melhor time da fase de grupos do torneio continental

Polícia

VÍDEO: Preso em MS, advogado investigado por esquema de fraudes contra o INSS é transferido ao RS

Advogado de 49 anos, apontado como um dos articuladores de esquema de fraudes contra o INSS no Rio Grande do Sul, foi capturado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na tarde desta quinta-feira (15) em Dourados, já foi levado ao RS. Ele foi transferido de MS em uma aeronave da Polícia Civil gaúcha, com um piloto, … Continued