Reunião do partido iria votar expulsão de deputada na sexta
A deputada federal eleita por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina, oficializou nesta quarta-feira (25) sua saída do PSB, partido que chegou a presidir na Câmara dos Deputados. A ex-peessebista não informou em qual partido deve ingressar a partir de agora.
Em nota enviada à imprensa, Tereza comunicou que “a partir de hoje não faço mais parte das fileiras do Partido Socialista Brasileiro”, e aproveitou para agradecer a todos os aliados políticos que teve no partido.
A decisão de sair do partido ocorre dois dias antes da reunião da Executiva Nacional do PSB, em Brasília, na próxima sexta-feira (27). Na reunião, os líderes do partido iriam deliberar sobre um processo disciplinar contra a deputada, que poderia culminar em sua expulsão.
Tereza tem sido alvo de críticas dos dirigentes do PSB e aliados desde que passou a se posicionar a favor do presidente Michel Temer (PMDB) em votações que contrariam os interesses da maioria dos parlamentares socialistas.
Na última segunda-feira (23), a ex-líder do PSB afirmou manter conversas “adiantadas” para ingressar em outras siglas com o PMDB e o DEM, partido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
A deputada disse ainda que pretenderia ficar cerca de dez dias sem partido para então tomar alguma decisão. Leia abaixo a nota enviada pela parlamentar à imprensa, na íntegra.
Nota:
Gostaria de informar a todos vocês que tem acompanhado meu mandato que a partir de hoje não faço mais parte das fileiras do Partido Socialista Brasileiro.
Agradeço a todos os filiados do PSB e amigos que fiz ao longo deste período, responsáveis por juntos construir um partido onde praticamos a boa política e por fortalecer o PSB em inúmeros municípios de Mato Grosso do Sul.
Durante a minha gestão como presidente do PSB cumprimos a missão proposta de crescer e qualificar nossos quadros. Conquistamos 5 prefeituras nas cidades de Aparecida do Taboado, Angélica, Coxim, Jateí e Selvíria, além de cinco vice-prefeituras, nos municípios de Alcinópolis, Paranaíba, Rochedo, Batayporã e Jaraguari. Ainda conquistamos 62 cadeiras nas Câmaras Municipais de 46 cidades em todo o Mato Grosso do Sul, um crescimento de quase 38% se comparado ao pleito anterior (2012), quando o partido elegeu apenas 45 vereadores.
Tive a satisfação de ajudar a construir um grupo político forte e de caminhar ao lado de pessoas honradas, leais, companheiras e aguerridas. O momento é de vida nova, mas deixo amigos e companheiros no PSB dos quais me orgulho e o ideal comum de liberdade e progresso continuará a nos inspirar.
Quero aproveitar para agradecer a todas as pessoas que estão ao meu lado. Aos companheiros de bancada da Câmara Federal, pela honra de representa-los enquanto estive na liderança do PSB nesta Casa. Em especial, agradeço àqueles que se juntaram a mim no sonho de construir um PSB forte no MS, realizado graças ao esforço de todos os companheiros e amigos que arduamente trabalharam pelo partido.
Tenho a plena certeza de que continuaremos juntos nesta jornada para construir um Mato Grosso Sul e um Brasil melhor a todos!
Com o Brasil no coração…
DEPUTADA TEREZA CRISTINA