Empresário pagou R$ 5 milhões a tesoureiro do PT

O empresário Eike Batsita teria quitado, por meio de caixa dois, uma dívida de campanha de R$ 5 milhões de Fernando (PT), durante as eleições para a Prefeitura de São Paulo, em 2012. As alegações são da esposa do marqueteiro João Santana, Mônica Moura.

Mônica prestou depoimento ao ministro Herman Benjamin no último dia 24 de abril, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), durante o processo que avalia o pedido de cassação da chapa Dilma-Temer, que venceu as eleições presidenciais em 2014.

Reportagem do Folhapress aponta que, em seu depoimento, Mônica disse que nunca teria conhecido , mas que o empresário teria acertado o pagamento acom o então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Nesse ano, Haddad conseguiu se eleger para SP, perdendo para João Dória (PSDB) em 2016. Mônica não soube dizer qual seria a contrapartida para o pagamento de Eike ao prefeito paulista.

“Eu não tinha menor noção de qual tipo de negócio eles poderiam ter que interessasse a ele pagar uma campanha do Haddad”, disse. A marqueteira acredita que Eike nem sabia que estava pagando uma dívida de Haddad, e sim do PT.

Seu esposo João Santana foi responsável pelo marketing de Haddad, grande aposta do PT, assim como de outras das principais campanhas nacionais do partido. 

Eike estava preso em decorrência da Operação Eficiência, desdobramento da Lava-Jato, mas foi solto na semana passada por decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Por meio de sua assessoria, o ex-prefeito Haddad alegou que “nem ele [Eike Batista], nem nenhum de seus prepostos jamais entrou em contato com Fernando Haddad, nem com o tesoureiro da sua campanha. O ex-prefeito desconhece completamente quaisquer interesses do empresário na cidade de São Paulo.”

(com supervisão de Ludyney Moura)