Polêmica permeou sessão desta quinta-feira 

O que era para ser uma moção de repúdio à Exposição Queer no Santander Cultural em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, se tornou um pedido de cancelamento de outra exposição em , Mato Grosso do Sul, com denúncia na DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) durante a sessão dos deputados estaduais na Assembleia nesta quinta-feira (14). Segundo os parlamentares, as imagens de arte mostrariam cenas de ‘pedofilia e masturbação'.

Lídio Lopes (PEN) apresentou a moção e enquanto debatia o tema na Casa de Leis, teria recebido uma mensagem com imagens da exposição no Marco (Museu de Arte Contemporânea) de Campo Grande, de uma artista de Minas Gerais, Alessandra Cunha.

Deputados de MS querem proibir exposição que acusam de pedofilia

Exposição Cadafalso

“Que ela [ a artista] volte para Minas Gerais com esses quadros. É vergonhoso. Vou tomar providências jurídicas, não sou escravo da obscenidade”.

“Se nós, adultos, ficamos estarrecidos, imaginem as crianças? É inadmissível. Aqui em Mato Grosso do Sul ainda defendemos as famílias e os bons costumes”, disse Lidio Lopes. Maurício Picarelli (PSDB) questionou como a obra passou pelos secretários de Governo.

“Como pode a Secretaria de Governo autorizar? Parece que quem viu, gostou. Gostou e passou despercebido pelo secretário”, pontuou.

Mara Caseiro (PSDB), Coronel David (PSC) e Antonieta Amorim (PMDB) opinaram que a exposição seria ofensiva. O deputado David chegou a sugerir que a artista fosse inclusa no Cadastro de Pedófilos. O que, na verdade, não é possível, já que o instrumento é usado para identificar pessoas que foram julgadas e condenadas até a última instância, sem mais recursos por terem estuprado ou assediado sexualmente crianças.

Paulo Correa (PR) afirmou que a exposição seria ‘meio esquisita'. “Claro que obra de arte é de iniciativa do artista, mas se tem arte erótica para expor não é o espaço”. Nenhum dos deputados se posicionou a favor das obras de arte.

A mostra

Entre as imagens encaminhadas, há uma pintura intitulada ‘Pedofilia'. Na tela, um homem nu está desenhado ao lado de uma menina. Junto, a inscrição ao contrário: “Machismo mata, violenta e humilha”.

As imagens em tela mostram desenhos de pessoas nuas e em cenas de masturbação, além de desenhos de mãos, dedos e do órgão sexual masculino. O Jornal Midiamax tenta contato com a artista.