Deputados visitarão frigorífico em Ponta Porã

O primeiro frigorífico do grupo JBS a ser visitado pelos deputados estaduais que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Propina, da Assembleia Legislativa, será no município de Ponta Porã, amanhã, quarta-feira (16). E os parlamentares irão de avião até a unidade.

Os parlamentares querem verificar a existência de equipamentos listados em 330 notas fiscais. De acordo com o presidente da comissão, deputado Paulo Corrêa (PR), um dos itens a serem investigados é a presença de cinco compressores de ar na unidade.Deputados da CPI da Propina vão de avião 'procurar compressor de ar'

O alvo dos deputados são possíveis irregularidades na empresa, que obteve inúmeros benefícios fiscais do governo estadual durante os últimos três governos, de Zeca do PT, André Puccinelli (PMDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB). A CPI quer saber se ela cumpriu com todas as contrapartidas e restituir eventuais tributos que deixaram de ser recolhidos.

A Comissão ainda não começou a apurar as denúncias que levaram aos pedidos de impeachment do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), da suposta cobrança de propina para liberação dos benefícios fiscais, no qual agentes públicos teriam recebido dinheiro para favorecer os interesses da empresa. Por ora, apenas os TAREs (Termos de Acordo de Regime Especial) são alvos da CPI.

Dos cinco integrantes da comissão, Corrêa, Paulo Siufi e Eduardo Rocha, ambos do PMDB, deverão ir até Ponta Porã, já que Pedro Kemp (PT) e Flávio Kayatt (PSDB) alegaram outros compromissos para a mesma data.

Foram autorizadas pela Casa quatro viagens áreas, e a Assembleia fará adesão a uma ata de preço do governo estadual. Além de Ponta Porã, os deputados visitarão frigoríficos nos municípios de Coxim, Cassilândia, Nova Andradina, Anastácio, e Naviraí.

Apenas os três deputados farão o deslocamento aéreo, o restante da equipe, três auditores fiscais, assessores, uma equipe da TV Assembleia e um fotógrafo viajarão em um Van.

Rocha pontou que a comissão já solicitou que o MPF (Ministério Público Federal) informe se o acordo de leniência com a JBS inclui possíveis irregularidades fiscais nos Estados.