Pular para o conteúdo
Política

Deputado vai apresentar projeto substitutivo à nova lei ‘Harfouche’ na CCJ

Tramitação da proposta se arrasta há dois anos na Assembleia
Arquivo -

Tramitação da proposta se arrasta há dois anos na Assembleia

Após pedir vistas do projeto de lei que trata da reparação de danos nas escolas pelos próprios alunos que os causaram, o deputado Pedro Kemp (PT) vai apresentar, na próxima terça-feira (12), em reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), um texto substitutivo à proposta que tramita na Assembleia Legislativa há dois anos.

De acordo com o petista, a nova proposição traz um caráter pedagógico e responsabiliza os pais pelas atitudes dos alunos, como prevê o Código Civil. “Chegamos a um entendimento. Tiramos o caráter punitivo para um caráter mais educativo. Será de responsabilidade dos pais pela reparação dos danos”, explicou Kemp, após a sessão desta quarta-feira (6).

Deputado vai apresentar projeto substitutivo à nova lei ‘Harfouche’ na CCJ

Proposto originalmente por Lídio Lopes (PEN), a chamada lei ‘Harfouche’ previa que após advertência verbal os alunos estariam sujeitos a reparação de danos ou realização de atividades extracurriculares. Ao gestor escolar caberia definir a punição, podendo o aluno ter seus materiais revistados. Benefícios sociais poderiam ser suspensos caso pais que não acompanhassem frequência ou pedidos da escola.

O texto passou por mudanças que previam a criação de Câmara Mista de Arbitragem e Conciliação com objetivo de definir a pena a ser aplicada. Esta varia entre advertência, reparo de danos ou encaminhamento do caso ao Ministério Público.

Este grupo de conciliação seria composto pelo diretor da unidade, dois professores ou profissionais especialistas como orientador, coordenador ou psicólogo, além de um pai e aluno definidos por eleição direta. Seriam facultados, ainda, direito ao contraditório e ampla defesa.

(Foto: Victor Chileno/ALMS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio atinge terreno no Jardim Presidente e fumaça é vista a quilômetros de distância 

Caminhão pega fogo na BR-163 e rodovia tem congestionamento de 3 km em Campo Grande

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS já aderiram ao acordo de ressarcimento

Agência Brasil

Eduardo Bolsonaro pede que os EUA ‘mandem uma resposta’ ao Brasil após decisão contra o pai

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Canadá: homem é formalmente acusado de terrorismo após sequestrar avião

Últimas Notícias

Brasil

Anvisa determina recolhimento de medidor de glicose e interdição de tiras para teste

Medidor de glicose da marca "Ok Pro" foi reprovado em teste feito pela Fiocruz

Mundo

Mulher que postou vídeo de CEO no show do Coldplay se manifesta após polêmica

Vídeo publicado pela menina já acumula mais 60 milhões de visualizações na plataforma de vídeo

Brasil

Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Em nota, opositores fizeram comparação entre Lula e Bolsonaro

Cotidiano

Semu oferece cursos gratuitos de vendas e automaquiagem em dois bairros de Campo Grande

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas por WhatsApp