Delação pode dar origem a nova contra Temer

O ex-deputado (PMDB) está na prisão finalizando os textos do seu acordo de delação premiada que pretende fechar com a Operação Lava-Jato. Procuradores afirmam que as negociações vão bem, e que os documentos devem ser entregues já na próxima semana.

Cunha promete envolver na delação os nomes do presidente (PMDB), do ministro Moreira Franco (Secretaria Geral), (Casa Civil) e o senador Romero Jucá (PMDB).

O rascunho da delação já teria mais de cem anexos, segundo a Folha de S. Paulo. Os anexos são resumos que explicam negociações com políticos e empresas, que devem ser explicados na delação à Lava-Jato.

A delação de Cunha tem a promessa de estremecer as estruturas do atual governo, comandado pela cúpula do PMDB, da qual o ex-deputado fazia parte. O grupo atuou para o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), liderado na Câmara por Cunha.Cunha deve fechar delação contra Temer e ministros na próxima semana

Além de estar envolvido em negociações políticas, Cunha também participou de esquemas para arrecadação de recursos para campanhas eleitorais do PMDB, e no recebimento de propinas. O peemedebista afirma ter provas sólidas para as acusações.

As informações prestadas pelo ex-deputado podem balizar a próxima denúncia do procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer. O procurador pretende entregar uma segunda denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) até o fim de seu mandado, em setembro.