Pular para o conteúdo
Política

Cunha acusa Joesley de mentir sobre Lula: perigoso marginal

Pedirá anulação da delação 
Arquivo -

Pedirá anulação da delação 

O ex-deputado acusou nesta segunda-feira (19/06) o empresário Joesley Batista, da JBS, de mentir sobre sua relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à revista Época . O peemedebista afirmou ainda que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular delação de executivo.Cunha acusa Joesley de mentir sobre Lula: perigoso marginal

Numa carta escrita à mão, Cunha afirmou que Joesley tinha constantes encontros com Lula e chegou a participar de uma reunião entre ele e o ex-presidente que discutiu o processo de impeachment de Dilma Rousseff, em março de 2016. Na entrevista, o empresário disse que se reuniu com o petista apenas duas vezes em 2006 e 2013, na qual mantiveram apenas conversas “republicanas”.

“Ele [Joesley] fala que só encontrou o ex-presidente Lula por duas vezes, em 2006 e 2013. Mentira! Ele apenas se esqueceu que promoveu um encontro que durou horas, no dia 26 de março de 2016, Sábado de Aleluia, na sua residência […] entre eu, ele e Lula, a pedido de Lula, a fim de discutir o processo de impeachment, ocorrido em 17 de abril, onde pude constatar a relação entre eles e os constantes encontros que eles mantinham”, escreveu Cunha.

O ex-deputado disse que o encontro pode ser comprovado pelos seguranças que o acompanharam. Cunha também classificou Joesley como “perigoso marginal” que mente “para obter benefícios para os seus crimes” e disse lamentar ter exposto sua família ao convívio do empresário.

O executivo acusou Cunha de pedir propina e de ter cobrado R$ 5 milhões para evitar a abertura de uma CPI que afetaria a JBS. Joesley disse ainda que comprava o silêncio do ex-deputado com o aval do presidente Michel Temer.

Na carta, o ex-deputado negou as acusações e disse que Joesley deve prová-las, além de destacar que o executivo seria o maior beneficiário das medidas do governo Temer.

“É estranho que mesmo atacando o governo, ele seja o maior beneficiário de medidas do governo, tais como a MP 783 do Refis, onde ele, como o maior devedor da Previdência no país, vai poder pagar os bilhões que deve em 15 anos, com descontos e ainda usando créditos podres e duvidosos, inclusive de terceiros”, exemplificou.

Diante do que chamou de mentiras, Cunha voltou a afirmar que pedirá ao Supremo Tribunal Federal para anular a delação de Joesley. “Espero que o STF reveja esse absurdo e bilionário acordo desse delinquente”, concluiu.

Preso desde outubro e condenado a 15 anos de prisão no âmbito da Operação Lava Jato, atualmente, o ex-deputado cumpre pena no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Joesley rebate acusações de Cunha

Em nota, Joesley se defendeu das acusações de Cunha e afirmou que o ex-deputado lhe atribui afirmações que nunca fez, acrescentando que se encontrou várias vezes com Lula depois de 2013. A assessoria do empresário confirmou ainda que ele intermediou encontros de dirigentes do PT com Cunha.

“A despeito do grande número de informações e provas já entregues, os colaboradores continuam disponíveis para cooperar e, conforme acordo firmado com a Justiça, estão sendo identificadas informações e documentos adicionais como complementos às investigações e que serão entregues no prazo de até 120 dias”, acrescentou a nota.

Nesta segunda-feira, Temer entrou com um processo na Justiça contra o executivo. Na ação protocolada pela defesa do peemedebista, o empresário é acusado de calúnia, injúria e difamação. O processo foi motivado após Joesley, em entrevista à revista Época, voltar a fazer acusações contra Temer, afirmando que ele comanda a maior organização criminosa nacional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por Prefeitura

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que tem a palavra ‘Hemp’ no rótulo

gestão

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Diretoria de Controle Externo do TCE-MS fez cobrança sobre divulgação de custos públicos (Divulgação)

Concurso do TCE-MS: definido membro para comissão de certame com salário até R$ 41,8 mil

Últimas Notícias

Polícia

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Estabelecimento foi lacrado na manhã desta terça-feira (22)

Cotidiano

Burro escapa de chácara e é capturado após caminhar 7 km em Campo Grande

Moradores acionaram a Polícia Militar e uma equipe da CCZ para resgatá-lo

MidiaMAIS

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Luzes e árvores natalinas em pleno mês de julho chamou a atenção de moradores da capital

Sem Categoria

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

Governo vai realizar dia D de vacinação no estado para conter o avanço da doença