Pular para o conteúdo
Política

CPMI convida Janot e Marun diz que denúncia contra Temer é um desrespeito

Comissão também vai ouvir os irmãos Batista
Arquivo -

Comissão também vai ouvir os irmãos Batista

Tendo como relator o deputado Marun (PMDB-MS), a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da JBS aprovou nesta quinta-feira (21) um convite para que o ex-procurador-geral da República preste esclarecimentos sobre os procedimentos que resultaram no acordo de colaboração firmado entre MPF (Ministério Público Federal) e executivos da JBS.

Logo após o fim da 3ª sessão da CPMI, Marun concedeu uma entrevista em que fez críticas a Janot e à segunda denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral contra o presidente da República, Michel Temer. Para o deputado sul-mato-grossense, a peça acusatória é “fraca” e “desprovida de provas inequívocas”.

“Novamente, estamos em momento de crescimento, até a arrecadação subiu, aí surge essa denúncia fraca, frágil, desprovida de qualquer prova inequívoca, misturando alhos com bugalhos, trazendo coisas anteriores ao mandato, ou seja, parece que veio para causar confusão e, penso eu, que teve esse objetivo”, afirmou. O vídeo da entrevista foi disponibilizado nas redes sociais do parlamentar.

Ainda na coletiva, Marun afirma que a denúncia “é até desrespeitosa com o Ministério Público” e será “rapidamente” recusada. “Parece que o ex-procurador-geral Janot não confia na sua instituição, achando quase que se ele saísse tudo ia acabar. Uma situação ridícula, desrespeitosa”, disse. “Eu penso que essa denúncia se constitui em um desrespeito à instituição que ele por tanto comandou e, penso eu, deve respeito”.

De acordo com a Agência Brasil, além de Janot, a CPMI também aprovou convite para Eduardo Pelella, que foi chefe de gabinete do ex-procurador-geral da República, e as convocações dos irmãos Joesley e Wesley Bastista, donos da JBS, e a do ex-executivo da empresa Ricardo Saud.

Também na condição de convocado serão chamados o ex-procurador da República Marcello Miller – acusado de ter orientado os irmãos Batista, enquanto ainda atuava no Ministério Público, para fechar o acordo de colaboração premiada – além do ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Luciano Coutinho.

A denúncia

Na peça acusatória entregue ao STF (Supremo Tribunal Federal), Janot pede que o presidente seja julgado pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. A acusação se baseia em uma investigação da Polícia Federal que concluiu que Michel Temer liderava um esquema de recebimento de propina do qual participavam vários ex-deputados peemedebistas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo

Tempo seco predomina em MS e máxima chega a 33°C nesta terça-feira

Faxineira é ferida a tiros na perna por espingarda durante limpeza de casa em MS

Governo do Brasil aproveitou imbróglio com os EUA para enviar ao Congresso o texto do acordo de sede da COP30

[ BASTIDORES ] Selfie com tornozeleira agita corredores em Brasília

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

1931 – Termina questão do barão de Antonina, 56 anos depois de sua morte

Últimas Notícias

Famosos

Gominho quebra o silêncio após morte de Preta Gil: ‘Minha amiga descansou’

Gominho falou pela primeira vez a respeito da morte de Preta Gil; influenciador abandonou emprego para ajudar cantora na luta contra o câncer

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de julho nesta terça-feira

Em julho, o programa social Bolsa Família contemplará 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento total de R$ 129,6 milhões

Cotidiano

De motorista a vendedor, confira as vagas disponíveis na Funsat nesta terça-feira

Cerca de 182 empresas de Campo Grande estão com seleção aberta

Trânsito

Morte de baterista em acidente comove músicos em Mato Grosso do Sul

Causas do acidente são apuradas