Cidades com mais de 300 mil habitantes podem ter de oferecer ônibus 24h

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (10), um projeto de lei que obriga as cidades com mais de 300 mil habitantes a oferecerem, todos os dias, os serviços de ônibus. Em Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande seria afetada pela medida.

A proposta é um substituto a um projeto de lei do deputado Ricardo Izar (PSD), que na Comissão teve relatoria do deputado Vanderlei Macris (PSDB), que fez algumas alterações no texto. 

Macris retirou uma parte do texto original do projeto que obrigava também os metrôs e trens municipais a funcionarem ininterruptamente. Para o deputado, a atividade 24h por dia prejudicaria a manutenção dos trens e o treinamento de empregados.

“O simples fato de não se inspecionarem as linhas por mais de um dia seguido implicaria queda da confiabilidade da linha e da segurança do tráfico, o que colocaria em risco a vida de milhares de trabalhadores metroferroviários e milhões de usuários”, disse o parlamentar. Comissão na Câmara aprova obrigação de ônibus 24h para cidades populosas

A proposta ainda deve passar pelas Comissões de Desenvolvimento Urbano e Constituição e Justiça antes de ir para votação no plenário da Câmara e, se aprovada, receber o veto presidencial.