Pular para o conteúdo
Política

Com embargo americano, governo reduz ICMS para facilitar abate

Alíquota do ‘boi em pé’ deve cair em julho
Arquivo -

Alíquota do ‘boi em pé’ deve cair em julho

Embargo americano a carne brasileira trouxe ainda mais instabilidade, conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ao setor enredado em escândalos sobre uso irregular de incentivos fiscais. Paralelo a isso, se confirmou redução de ICMS para abates em outros estados.

Departamento de Agricultura Americano (USDA) suspendeu, na semana passada, importação da carne fresca brasileira por “constantes preocupações com a segurança dos produtos”. Isso depois de constatadas reações irregulares do gado à vacina de febre aftosa.

Caso é tratado como preocupante pelo governador, uma vez que entre os 13 frigoríficos embargados está unidade da JBS em . “Tenho certeza que o ministro [da Agricultura] Blairo Maggi vai tentar equacionar isso”, ressaltou.

Na tentativa de conter efeitos negativos a balança comercial, o governo estadual confirmou que reduzirá de 12% para 7% alíquota do ICMS aplicado a comercialização do “boi em pé”. Medida vale a partir de 1º de julho e terá vigência de 90 dias, como solicitado por entidades do setor produtivo.

“Vamos reduzir para tentar desovar um pouco desse estoque que está retido, dando mais competitividade para saída. O que mais queremos é que as plantas [frigoríficas] fechadas sejam reabertas gerando empregos”, justificou Azambuja. Com embargo americano, governo reduz ICMS para facilitar abate

Para a Assocarnes (Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carnes de Mato Grosso de Sul), no entanto, medida seria “ato desesperado” do governador em retaliação à delação dos donos da JBS, Wesley e Joesley Batista, que o implicaram em esquema de propina para assegurar incentivos fiscais a empresa.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com 29 mil diagnósticos, MS reforça luta por direitos no Congresso Autismo Sem Fronteira

Motociclista que morreu no Los Angeles tinha mandado de prisão em aberto no Piauí

Ator de Harry Potter, Stanislav Yanevski é submetido a cirurgia de emergência

Homem é preso após importunar duas adolescentes dentro de ônibus em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Protesto contra impunidade na fronteira com MS lembra três anos da morte de ex-prefeito

Últimas Notícias

Cotidiano

Pessoas em situação de rua amanhecem às portas do Centro POP, fechado aos fins de semana

Sem um ambiente para tomar banho, comer e realizar necessidades básicas, eles buscam alternativas para driblar os desafios de viver nas ruas da Capital.

Famosos

Cissa Guimarães revela que ainda leva flores ao local em que filho morreu: ‘Toda semana’

No Conversa com Bial, Cissa Guimarães emocionou o público ao relatar que ainda retorna ao local que Rafael Mascarenhas morreu

Emprego e Concurso

IFMS abre 400 vagas em cursos gratuitos de idiomas em sete cidades de MS

As vagas são destinadas a estudantes e servidores do IFMS, além da comunidade em geral

MidiaMAIS

Duelo no Pantanal: touro enfrenta duas onças-pintadas e cena impressiona turistas no MT

Nas imagens, o touro aparece sozinho, avançando na trilha, até perceber a presença dos felinos à frente