Modo como ocorreu eleição foi questionado pela Justiça

O presidente da Câmara Municipal do município de Guia Lopes da Laguna, Ademir Souza de Almeida, o Ademir Biu, do DEM, cuja eleição, em janeiro passado, foi suspensa por medida judicial, vai recorrer da decisão. Ele venceu a disputa pelo comando do legislativo local com votos de cinco dos nove vereadores da cidade.

Decisão da juíza Penélope Mota Calarge Regasso discordou da eleição por interpretar que o pleito vencido por Biu transgrediu uma norma municipal.

No entendimento da magistrada, a disputa pela presidência da Câmara deveria seguir o rito da Lei Orgânica Municipal. No caso, a eleição do presidente do legislativo municipal deveria ter sido conduzida pelo vereador mais antigo de idade, o que não aconteceu.

Já o ex-presidente da Câmara, Rodrigo de Arruda, do PSDB, reeleito vereador, disse que no dia 20 de dezembro do ano passado, foi aprovado no regulamento interno da Câmara uma norma que não exige mais a figura do “vereador mais antigo” como o condutor da audiência de eleição do presidente.

Arruda, que assumiu em janeiro seu terceiro mandato de vereador da cidade, disse que o que está ocorrendo é um “erro na interpretação”.

“Seguimos o regimento, não houve fraude, obedecemos ao regulamento”, disse Rodrigo de Arruda.

A ação que questionou a eleição de Biu como presidente da Câmara foi movida pelo vereador do PR Mariano Ferreira Ribeiro.