Câmara aprova projeto que regulamenta Fundo de Financiamento de Campanha
Também trata de propaganda na internet
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Também trata de propaganda na internet
O projeto de lei que regulamenta o Fundo Especial de Financiamento de Campanhas eleitorais com recursos públicos, de autoria do deputado Vicente Cândido (PT-SP), foi aprovado hoje (4) pela Câmara. Os deputados iniciaram a apreciação de destaques, mas a sessão foi interrompida antes da coclusão da análise. A proposta também trata de propaganda na internet, parcelamento de multas eleitorais e sobre limites de gastos em campanhas para todos os cargos.
No entanto, a criação do fundo para financiar as campanhas depende ainda da aprovação de projeto de lei do Senado, que deverá ser votado ainda hoje pelos deputados para ser sancionado antes do dia 7 de outubro. A data é o limite para que as regras possam valer para as eleições do ano que vem.
Ontem (3), os deputados aprovaram a urgência para a votação do texto de autoria do Senado. O projeto prevê que os recursos virão de emendas parlamentares de bancadas (30%) e do corte de gastos com propaganda eleitoral no rádio e TV.
Regulamentação
O projeto de Cândido, que regulamenta o fundo, foi aprovado com destaques que modificam o texto original. Os deputados rejeitaram um destaque que pretendia garantir a presença de ambos os sexos nas disputas nas chapas de candidaturas majoritárias para cargos do Executivo nos três níveis (presidente da República, governador, prefeito).
Os deputados rejeitaram também um destaque que propunha retirar do projeto as regras para a distribuição dos recursos do fundo entre os partidos. Pelo texto aprovado, a maior parte do dinheiro do fundo será distribuída de acordo com o tamanho das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados.
Ao término do tempo regimental da sessão, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, encerrou os trabalhos e iniciou nova sessão para a votação do projeto de lei do Senado que cria o fundo para financiar as campanhas eleitorais.
Maia informou que pretende colocar em votação ainda hoje os últimos destaques apresentados ao projeto que regulamenta o fundo. Essa votação, segundo ele, deverá ocorrer após a conclusão da votação do projeto de lei do Senado.
Notícias mais lidas agora
- Bebê de dois meses morre vítima de Covid-19 em Campo Grande
- Após denunciar condições de trabalho no Presídio Federal de MS, enfermeiro é encontrado morto
- Mulher é presa por jogar soda cáustica no marido depois de discussão por dinheiro em MS
- Perseguição, ameaças: Simone, morta com tiro na cabeça, relatou medo de ex-marido antes do crime
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Eleição norte-americana tirou até o sono em MS
Equívoco foi motivo de cutucada durante sessão parlamentar
Ferramentas IA poderão ser utilizadas por juízes para analisar dados e redigir texto
A determinação é da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa
‘Vim trazer sua encomenda’: Homem é assassinado com 13 tiros na porta de casa em MS
Irmã da vítima fugiu para casa de familiares
Rapaz tem braços e pernas quebrados ao ser espancado a pauladas por dupla em Campo Grande
Rapaz estava semi consciente quando foi socorrido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.