Proposta está em tramitação na Câmara Federal

A , que segue em tramitação na Câmara Federal e vem causando grande repercussão no país, será debatida nesta quarta-feira (22), na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). A proposta é do deputado estadual João Grandão (PT).

Na última semana ele levou o tema para plenário da casa de leis e citou o impacto que as mudanças previstas podem causar para todos e principalmente para as classes mais baixas. Na ocasião ele enfatizou a questão de uma das medidas é de que a idade mínima para aposentadoria seja de 65 anos, com 25 de contribuição.

Para ele, esta medida é equivocada e está faltando diálogo sobre o assunto. “Está faltando conversar com a sociedade e fazer uma análise mais aprofundada do tema Seguridade Social como um todo, que é composto por Previdência Social, Assistência Social e Saúde Pública”.

Outro ponto que o parlamentar quer debater é referente ao trabalhador rural. “A vida no campo não é fácil, pois exige esforço físico, diferente das outras atividades laboral. Pela proposta, o trabalhador rural passaria a ter uma contribuição individual, em vez da contribuição sobre a venda, como ocorre hoje. Esse trabalhador não tem capacidade de ter renda líquida para pagar previdência. Essa modificação tira a expectativa em mais de 70% de alcançar a aposentadoria”, enfatizou Grandão.

A audiência será realizada na próxima quarta-feira (22), a partir das 13h, no plenário da casa de leis, localizada no Parque dos Poderes. De acordo com o deputado, já confirmaram presença, representantes da CUT (Central Única do Trabalhador), Fetagri-MS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de MS), Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS) e Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares).

Grandão ainda relatou que vai convidar o deputado federal por Mato Grosso do Sul Carlos Marun (PMDB), já que ele é o presidente da Comissão especial que irá analisar a Reforma da Previdência, na Câmara Federal.