O debate acontece na ALMS

Nesta sexta-feira (10), a partir das 14h, será realizada na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), uma para debater o piso salarial dos farmacêuticos do Estado. O evento será realizado no Plenário Deputado Júlio Maia e é aberto ao público.

A proposta é do deptuado estadual Paulo Siufi (PMDB), juntamente com o parlamentar Professor Rinaldo (PSDB). Ambos firmaram parceria com o Conselho Federal de Farmácia, Conselho Regional de Farmácia e Sindicato dos Farmacêuticos do Mato Grosso do Sul.

O piso salarial do farmacêutico no Brasil é variado, cada estado tem um valor. Nos municípios de Mato Grosso do Sul também existe uma diferença salarial. “O intuito do debate e buscar alternativas para igualar um mesmo valor para todo o Estado, equiparando aos demais”, explicou Siufi.

O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso do Sul (Sinfar/MS), Luiz Mendes Júnior, diz que “tudo que for preciso fazer para que os profissionais sejam mais valorizados e tenham melhores condições de trabalho, o sindicato fará com total transparência e efetividade. O Sinfar nunca fugiu de debates que buscam atender os interesses dos profissionais e, consequentemente, a sociedade. Estamos trabalhando e as conquistas acontecendo, além de ter muitas novidades a caminho”, diz o presidente do Sinfar/MS.

A discussão do piso salarial é uma luta antiga. De acordo com a farmacêutica Márcia Saldanha, “o momento é histórico para a profissão. Sou conselheira regional, mas tenho que defender essa bandeira dos colegas, bandeira da nossa profissão. Essa audiência é importante para a classe, mas precisamos estar em peso, mostrar que estamos em um novo momento da profissão e prontos para conquistar esse piso salarial”, destaca ela pedindo que os profissionais compareçam.