Pular para o conteúdo
Política

Aliada de Bernal fez manobra para continuar no cargo, diz Município

Ela quer liminar para retornar ao comando da Agereg
Arquivo -

Ela quer liminar para retornar ao comando da

Em resposta à ação que a ex-presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), Vieira, ajuizou contra o prefeito Marquinhos Trad (PSD) por tê-la exonerado no último dia 10, o procurador do Município, Alexandre Ávalo, alegou nos autos que na verdade que ocupa a função deve necessariamente ser presidente do Conselho de Regulação e este sim tem prerrogativa de dois mandatos.

Contudo, como foi nomeada três vezes pelo ex-chefe do Executivo Alcides Bernal (PP), não há irregularidade no desligamento ocorrido. Ela foi destinada a função: em abril de 2013 a setembro de 2014, de novembro de 2015 a setembro de 2016 e de setembro de 2016 a setembro de 2018, o que totalizaria 51 meses a frente do Conselho de Regulação e, por consequência, como diretora-presidente da referida agência.

“Assim, em verdade, a estabilidade do mandato é exclusiva do Presidente do Conselho de Regulação, que exerce em conjunto, a função de Diretor-Presidente da Agência. Vale aqui destacar que os mandatos podem ser fixados pelo Executivo Municipal, em tempo inferior ao fixado na lei, admitindo-se ainda, apenas uma recondução ao cargo”, diz Ávalo.

Na inicial Ritva argumenta que, por se tratar de autarquia e ter personalidade jurídica própria, a Agereg funciona com mandato fixo de dois anos. Como foi nomeada quando Bernal retornou à Prefeitura em agosto de 2015, ela só deixaria a função em agosto deste ano. Além disso, ela era presidente do Conselho Municipal de Regulação e Controle Social.

“Despreende-se do art. 26 da Lei Municipal n. 4.423/2006 que o mandato do presidente, dos conselheiros, do secretário executivo e dos membros das Câmaras Técnicas Permanentes e Setoriais será de dois anos; sendo admitida a recondução”, diz o pedido de liminar.

Mas, segundo o procurador, Ritva foi nomeada para vários cargos. Em janeiro de 2013 foi destinada à Segov (Secretaria Municipal de Governo) para ser assessoroa Especial II e acumulou a presidência da Agereg.

“Como tais fatos ocorreram antes da alteração da Lei 4.423/2006, pela Lei Municipal 5.554/2015, a servidora, em 03/04/2013 foi nomeada pela primeira vez para compor o Conselho Regulador, com mandato até 18/09/2014, mediante Decreto “PE” n. 542 de 2/04/2013”.

Neste primeiro mandato Bernal foi cassado e todos os agentes políticos acabaram exonerados pelo então vice-prefeito Gilmar Olarte (sem partido), inclusive ela.

“Ato que não foi questionado em nenhuma esfera, e teve por consequência, a dispensa da impetrante do Conselho Regulado”. Com a volta do progressista, em agosto de 2015, Ritva foi novamente nomeada, desta vez interinamente, para o comando da referida agência. Em 16 de dezembro do mesmo ano deixou de ser interina.

“Ato contínuo, a impetrante foi nomeada, pela segunda vez para compor o Conselho de Regulação, com mandato até 18/09/2016, através do Decreto “PE” n. 3.483, publicado em 12/11/2015. Ou seja, ao verificar que por se tratar de Diretora interina, a impetrante não poderia ser reconduzida, entendeu-se pelo apostilamento somente em dezembro/2016, ou seja, após a publicação do ato de recondução dos membros do Conselho de Regulação, caracterizando-se a ‘manobra’ legislativa destinada a fazer com que a impetrante permanecesse no cargo”.

Além disso, “após expirar o mandato da impetrante como presidente do Conselho de Regulação, os membros foram todos reconduzidos, tendo sido a impetrante nomeada pela terceira vez, como Presidente do Conselho de Regulação e por consequência, Diretora Presidente da AGEREG, com mandato definido de 19/09/2016 até 18/09/2018 – Decreto “PE” n. 2.320/2016”

Sendo assim, de acordo com o procurador, Ritva pretende passar 51 meses nas funções. Portanto, pede que a solicitação de liminar para retorná-la ao Executivo seja rejeitada. Atualmente Vinícius Leite Campos está nas respectivas ocupações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Padrasto confessa ter colocado chumbinho em bolinho que matou jovem de 19 anos

Delegado atacado por Eduardo Bolsonaro presta depoimento sobre golpe ao STF

Petrallás faz acordo para pagar R$ 128 mil e evitar bloqueio de convênio milionário da FFMS

Arapuca Literária do Sesc MS terá programação gratuita voltada à literatura em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Polícia encontra celular com preso suspeito de intermediar veículo usado em tiroteio na fronteira

Últimas Notícias

Cotidiano

Procon Municipal encontra variação de 233% em serviços de barbearias em Campo Grande

Pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (21)

Famosos

Velório de Preta Gil será no Rio de Janeiro: “Não há previsão”

A artista faleceu nos EUA, neste domingo (20), em meio ao tratamento contra um câncer colorretal

Emprego e Concurso

Com cem vagas disponíveis, curso gratuito capacita profissionais e acadêmicos de Educação Física

O curso acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto e os participantes receberão um certificado de 20 horas

Política

PL define metas pró-Bolsonaro e prioridade no Congresso será anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

Entre as medidas, estão mobilizações a favor do ex-presidente; em Campo Grande haverá protesto em 3 de agosto