Secretário também deu detalhes sobre mudança na SAD
O secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, afirmou que o Estado deve passar por cortes de patrimônio público e frota de veículos, além dos cortes de pessoal definidos pela reforma administrativa do governo. A afirmação foi feita durante um ato público na Governadoria para assinatura dos decretos da Reforma Administrativa do Poder Executivo, nesta sexta-feira (17).
Segundo Assis, “o governo tem vários projetos futuros além da reforma. Vamos analisar a questão da frota de veículos do governo, para diminuir em até 30% a frota atual”.
Quanto ao patrimônio do governo do Estado, Assis não deu números, mas disse que um estudo deve ser feito. “Faremos um levantamento do patrimônio do Estado para verificar o que pode ser cortado. Tudo isso para que o Estado possa ter contas equilibradas”.
No ato público, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, irá assinar toda a reestruturação das secretarias e designações de pessoal dos órgãos e das entidades do governo estadual.
Entre as mudanças está a redução de 16 superintedências. Segundo o secretário Carlos Assis, três dessas superintendências serão na SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), que também terá um corte de dez coordenadorias e três núcleos.
A reforma deve garantir uma economia ao governo do Estado de R$ 130 milhões, segundo dados da Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica). Pelo menos R$ 34 milhões devem ser economizados com o corte de mil comissionados.
Assis garante que a reforma não afetará o trabalho dos servidores da SAD. “Nossa pasta ficará bastante enxuta, mas manterá todo o trabalho que vinha sendo feito. Os servidores podem ficar tranquilos pois nada será afetado em seus trabalhos”, disse o secretário.
Confira abaixo as mudanças nas pastas do governo estadual que serão assinadas pelo governador:
– As atividades de Comunicação, Defesa Civil, Cerimonial, Relação Institucional e de Representação no Distrito Federal da Secretaria de Estado da Casa Civil para Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov);
– A atividade de orçamento da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, para a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz);
– A atividade de Rádio e Televisão Educativa da Secretaria de Estado da Casa Civil para a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania;
– As atividades de coordenação das Políticas Públicas para: a mulher, promoção da igualdade racional, a juventude e voltadas às populações indígenas, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho para a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, compondo ainda com a atividade de Políticas LGBT.
– As atividades de Ciência e Tecnologia e de Turismo da Secretaria de Estado Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.
– As atividades da Secretaria de Estado de Habitação para a Secretaria de Estado de Infraestrutura.
Na sequência, os secretários assinam os decretos de reestruturação das dez Secretarias de Estado que compõem a nova estrutura:
– Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica – SEGOV. Titular: Eduardo Correa Riedel;
– Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ. Titular: Márcio Campos Monteiro;
– Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização – SAD. Titular: Carlos Alberto de Assis;
– Secretaria de Estado de Educação – SED. Titular: Maria Cecilia Amendola da Motta;
– Secretaria de Estado de Saúde – SED. Titular: Nelson Barbosa Tavares
– Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP. Titular: José Carlos Barbosa;
– Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – SEDHAST. Titular: Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre;
– Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania – SE. Titular: Athayde Nery de Freitas Júnior;
– Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – SEMAGRO. Titular: Jaime Elias Verruck;
– Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINFRA. Titular: Ednei Marcelo Miglioli.