Novo ministro de Relações Públicas chegou a Buenos Aires ontem

O ministro das Relações Exteriores, (PSDB), foi recepcionado com protestos na noite de domingo (22) em sua chegada à embaixada brasileira em Buenos Aires, na Argentina. Essa é a primeira viagem oficial de Serra no comando do , desde que assumiu o ministério durante o governo do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB).

Um grupo formado por cerca de 35 pessoas lançou bolinhas de papel nos carros da comitiva oficial que levavam o ministro, lembrando o episódio da eleição de 2010, quando o então candidato à presidência declarou ter sido agredido por militantes adversários, após ser atingido na cabeça por uma bolinha durante uma caminhada na cidade do Rio de Janeiro. Veja o vídeo abaixo, ou no link.

O grupo afirmou que fará novos protestos nesta segunda-feira (23), quando Serra se encontra com a chanceler Susana Malcorra, na sede da diplomacia argentina. Crítico ferrenho do Mercosul, o ministro provisório é defensor de acordos bilaterais.

 

 

A agenda do chanceler na Argentina está alinhada com as diretrizes anunciadas por Serra em sua posse, na semana passada. Em seu discurso, o ministro prometeu uma política externa “despartidarizada”. Estão previstos encontros com o ministro da Fazenda da Argentina, Alfonso Prat-Gay, e com o presidente Mauricio Macri.