Airton disse que vereadores estão descontentes com prefeito

O presidente da CCJ (Comissão de Comissão e Justiça) da Câmara da Capital, vereador Airton Saraiva (DEM) revelou na sessão desta quinta-feira (31) de iniciar um novo processo de afastamento do prefeito Alcides Bernal (PP) pelos mesmos motivos que culminaram com sua cassação em 2014.

De acordo com o democrata, a documentação resultante da aberta em 2013 pela Câmara de Vereadores, que questionava contratos emergenciais e suplementação da administração de Bernal, foi encaminhada ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) e MPE (Ministério Público Estadual).Vereador quer resgatar ‘Comissão Processante' para afastar Bernal

“Todos os vereadores da Casa estão insatisfeitos com a atual administração”, declarou Saraiva. Segundo ele, ainda essa semana um dos órgãos estaduais deve se manifestar sobre a legalidade dos atos da comissão.

Com o aval do Ministério Público ou do Tribunal de Contas, o vereador espera ou reiniciar os trabalhos da comissão processante ou solicitar o afastamento do prefeito por 180 dias, até que a Câmara conclua os trabalhos de apuração de eventuais irregularidades da gestão municipal.

Na avaliação do presidente da CCJ, a proximidade das eleições municipais não devem atrapalhar uma possível nova tentativa de cassação do prefeito, que, caso afastado, seria substituído pelo presidente da Câmara, vereador João Rocha (PSDB).

(*matéria editada às 11h40 para correção de informações – o presidente da CCJ é Airton Saraiva e não Ayrton Araújo)