Teori inclui informações de Delcídio sobre banqueiro em inquérito de Lula

Trechos da delação do senador cassado serão incluídas no processo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Trechos da delação do senador cassado serão incluídas no processo

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), acatou nesta sexta-feira (20) pedido do procurador-geral da República (PGR), Rodrigo Janot, para incluir elementos novos no inquérito contra o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as peças incorporadas ao inquérito estão trechos da delação premiada de Delcídio do Amaral em que o senador cassado narra o suposto plano de compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e o pedido de proteção de Lula ao pecuarista José Carlos Bumlai. Na delação, Delcídio também faz referência à relação entre o banqueiro André Esteves e Lula.

O inquérito, aberto a partir da delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral, investiga a suposta tentativa de evitar que o ex-diretor da Petrobras assinasse acordo de delação na Operação Lava Jato.

Para Janot, a delação de Delcídio revelou a relação estreita entre Esteves e o Instituto Lula. Para o procurador-geral, o fato isoladamente não representa crime, mas, no contexto das doações, é um fato relevante para algumas investigações em curso.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições