Pular para o conteúdo
Política

Reunião política em escola ameaça vitória de prefeito reeleito

Candidato derrotado diz que têm prova 'robusta' 
Arquivo -

Candidato derrotado diz que têm prova ‘robusta’ 

A Justiça Eleitoral acatou denúncia e abriu investigação contra o peemedebista Itamar Bilibio, prefeito reeleito de Laguna Carapã, região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 288 quilômetros de . A acusação diz que, no período eleitoral, ele suspendeu aula noturna numa escola pública da cidade e lá promoveu uma reunião política. A atitude, para a corte eleitoral é tida como crime, o de abuso de poder político. Se a justiça resolver aplicar sentença pelo suposto delito, por regra, ocorre nova eleição no município. 

O reeleito, por meio da coligação Juntos por Laguna, aliança composta por PMDB, PT, PTB, PSB, PEN e PDT, inicialmente, tentou desconsiderar a denúncia, sem êxito.

“A preliminar arguida não merece acolhimento, uma vez que as provas coligidas aos autos com a inicial (fotos e mídia) são bastantes a evidenciar, em um juízo preliminar, possível ocorrência de ilícitos, os quais ensejam a propositura da presente ação”, disse a juíza eleitoral Sabrina Rocha Margarido João, por meio do Diário Oficial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), edição publicada nesta quarta-feira (19).

Ainda segundo a magistrada, “registro que o próprio artigo 22 da Lei Complementar N.º 64/90 prevê a mera existência de indícios e circunstâncias para pedir a abertura de investigação judicial, não requerendo, assim, prova concludente para início da demanda, o que, por certo, será colhido durante o transcurso do feito, assegurando-se a ampla defesa e contraditório”.

ROBUSTAS

O advogado Noemir Felipetto, da coligação “A força que vem do Povo (PSD, PSDB, PR e DEM)”, capitaneada pelo candidato derrotado Oscar Luiz Pereira Brandão, o Luiz Brandão, do DEM, disse que a denúncia é sustentada por “provas materiais e testemunhais, ambas robustas”.

O defensor, contudo, não quis detalhar a queixa. “Está tudo lá [justiça eleitoral]”, despistou.

Pelo publicado no Diário Oficial, durante o período da campanha eleitoral, em data não mencionada, a coligação do prefeito reeleito teria promovido, à noite, uma reunião política na escola Professora Judith Reis Espíndola. As aulas teriam sido suspensas devido o ato político.

A juíza marcou audiência para tratar desta questão para o dia 25, terça-feira que vem.

A reportagem tentou conversar com o prefeito reeleito de Laguna Carapã e sua advogada, na manhã desta quarta-feira, mas até o fechamento deste material, não tinha conseguido.

Itamar Bilibio foi reeleito com 2.208 votos, 282 votos a mais que seu único adversário, Luiz Brandão, que conquistou 1.926. Laguna Carapã tem 4.945 eleitores, dos quais 495 não foram às urnas, 184 anularam suas escolhas e 32 votaram em branco.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com redução de 32%, MS está entre os estados que menos registrou homicídios contra mulheres em 2023

IFMS abre vaga para professor substituto no Campus de Ponta Porã

Policiais quebram câmera de segurança após espancar homem no Ceará

Grupo criminoso de São Paulo que furtou apartamento de luxo em Campo Grande é alvo de operação

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Grupo criminoso de São Paulo que furtou apartamento de luxo em Campo Grande é alvo de operação

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

oitiva reclamações cpi

Frota velha do Consórcio Guaicurus afeta principalmente três regiões de Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Justiça enterra ação e livra ex-diretor do Detran-MS de contratações irregulares

MPMS não recorreu da sentença

Economia

Regularização de imóveis rurais na faixa de fronteira será tema de palestra na EXPOAGRO 2025

Como parte da programação do 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será realizada na próxima terça-feira (13), às 14h, uma palestra essencial para produtores rurais da região de fronteira.Com o tema “Ratificação de Imóveis Rurais na Faixa de … Continued

Polícia

Homem é preso como suspeito de envolvimento na morte de vítima encontrada carbonizada em MS

O corpo da vítima foi encontrado carbonizado em uma área de mata na região da Favelinha

Esportes

Seleção quebra tabu de 60 anos e volta a ter técnico estrangeiro; veja quem foram os outros

Ancelotti é o quarto técnico estrangeiro a assumir o comando da seleção