Pular para o conteúdo
Política

Putin questiona Temer sobre PEC dos gastos e controle da inflação

Em 4,5%
Arquivo -

Em 4,5%

P { margin-bottom: 0.21cm; }P.western { }A:link { }

GOA, Índia – Numa longa conversa durante o jantar desse sábado, o presidente russo, Vladimir Putin, questionou o presidente sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o diálogo — que durou cerca de uma hora e vinte minutos — foi centrado no interesse do líder da Rússia pelas mudanças econômicas que ocorrem no Brasil. Além do ajuste fiscal, Putin também fez perguntas sobre o controle das expectativas de inflação.

Os assessores informaram que o presidente russo fez comparações entre o processo inflacionário dos dois países nos últimos anos. No ano passado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 11,67%. Já a inflação oficial na Rússia foi de 12,9%. No entanto, a alta de preços no Brasil tem dado sinais de maior resistência. Nos últimos 12 meses, o IPCA é de 8,48%. Na Rússia, é de 7,3%.

Por isso, os juros russos já começaram a cair. Ambas nações vivem um processo desinflacionário e tem metas parecidas para a alta de preços. Os objetivos dos dois países são similares. No Brasil, o objetivo é manter a inflação em 4,5% (com uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais). Na Rússia, a meta para 2017 é de 4% com margem de tolerância de 5% a 6%.

— Putin pareceu muito interessado em saber dos avanços econômicos no Brasil. Perguntou sobre a inflação, mas queria saber, principalmente, do controle de gastos — disse um interlocutor do presidente.

Segundo ele, o presidente Temer foi interpelado sobre a estrutura do ajuste fiscal. Queria informações sobre como as despesas serão controladas com a PEC e até como que a matéria conseguiu ser aprovada pela Câmara dos Deputados. Na semana passada, o presidente Temer conseguiu uma vitória relevante ao aprovar a proposta por 366 votos a favor a 111 contrários.

A assessoria de Temer já está acostumada com o estilo Putin de indagações. Segundo assessores mais próximos, ele chega com fichas sobre os assuntos que tem interesse e não perde tempo com conversas introdutórias. Vai direto ao ponto.

Temer e Putin sentaram-se lado a lado no jantar dos chefes do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizado no sábado à noite. Os dois conversaram por meio de interpretes.

Antes de a comida ser servida, Temer conversou com o presidente chinês, Xi Jinping. Sem tanta euforia quanto Putin, o líder da China também perguntou sobre as mudanças econômicas no Brasil. Os dois conversaram a respeito do momento atual da economia mundial.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime