Pular para o conteúdo
Política

‘PT é aliado do golpismo’, diz pré-candidato trocado por aliança com PMDB

Petistas de Dourados apoiam candidatura de Renato Câmara
Arquivo -

Petistas de  apoiam candidatura de Renato Câmara

Ex-reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Damião Duque de Farias afirma que o PT (Partidos do Trabalhadores) “tornou-se aliado do golpismo” quando decidiu apoiar o PMDB em detrimento de sua candidatura própria à Prefeitura de Dourados, município a 228 quilômetros de e que a sigla já governou por dois mandatos consecutivos com Laerte Tetila (2001 a 2008).

Na manhã desta quarta-feira (10), Damião publicou uma nota pública em sua página pessoal no Facebook, sob o título “Pai, afasta de mim esse cálice”!. Pré-candidato à prefeitura, ele teve o projeto apoiado por 50 votos durante a convenção partidária realizada no dia 4 deste mês, mas acabou derrotado por 56 delegados da sigla que votaram pela coligação com o PMDB, que lançou o deputado estadual Renato Câmara para disputar a sucessão de Murilo Zauith (PSB).

“O Partido dos Trabalhadores de Dourados, ao apoiar uma candidatura do PMDB, tornou-se aliado do golpismo!”, disparou Damião, que teceu uma breve análise sobre a conjuntura política nacional. “A sociedade brasileira vive, nos últimos meses, uma de suas maiores crises, caracterizada, mais uma vez, pela articulação e perpetração de um golpe político contrário à democracia, à vontade e aos anseios populares expressos nas urnas”, pontuou.

Após criticar “um conluio de forças políticas, midiáticas e judiciárias” com participação do presidente interino Michel Temer (PMDB) para “interromper o legítimo mandato da Presidente Dilma Rousseff, e em perseguir as lideranças do PT, inclusive do seu Presidente de Honra, Luiz Inácio da Silva – o Lula”, o ex-reitor da UFGD questiona: “Ora, ‘como beber dessa bebida amarga’”?

Na avaliação de Damião Duque de Farias, “apoiar eleitoralmente este conjunto de forças é reforçar o golpismo e é, ao mesmo tempo, virar-se de costas para a militância de esquerda, a juventude, as mulheres, os artistas e militantes da cultura, a classe média progressista, que resistem e resistirão, outra vez, à escuridão da noite antidemocrática, à imposição da força, à negação dos direitos e à logica da opressão”.

“O que fazer neste cenário de retrocessos, declínio, doenças, vícios e de acovardamento das nossas principais lideranças políticas, que sucumbiram ao canto da sereia e das negociatas políticas, contrariando o desejo da militância e de amplos setores da sociedade que desejam construir um projeto político para Dourados, baseado no reconhecimento e na construção do Direito à Cidade?”, questionou, para responder em seguida: “Atordoados, não podemos beber esse cálice!”.

A nota pública assinada pelo professor Damião Duque de Farias “e apoiadores da proposta de candidatura própria” encerra avaliando que “mataram a flor da esperança, mas não o jardim e… o sonho, de uma Dourados mais humana e igualitária, irromperá, mesmo no solo infértil da pequenez política”.

“Vamos permanecer atentos frente ao ‘monstro da lagoa’! Continuaremos em luta, contra todo tipo de Golpe. Os que retiram direitos conquistados e os que vetam o direito à conquista de novos direitos. Cerraremos fileiras na defesa da Política, que denuncia e propõem a superação das injustiças, que combate todo tipo de discriminação e preconceito e que aponte na direção de novas práticas políticas”, anunciou.

Leia a nota na íntegra:

Nota Pública sobre a aliança eleitoral entre PT e PMDB em Dourados-MS

“Pai, afasta de mim esse cálice”!

O Partido dos Trabalhadores de Dourados, ao apoiar uma candidatura do PMDB, tornou-se aliado do golpismo!

A sociedade brasileira vive, nos últimos meses, uma de suas maiores crises, caracterizada, mais uma vez, pela articulação e perpetração de um golpe político contrário à democracia, à vontade e aos anseios populares expressos nas urnas.

Em um conluio de forças políticas, midiáticas e judiciárias, destaca-se a personalidade do afastado Presidente Nacional do PMDB e Vice-Presidente da República: Michel Temer. Nota-se, também, a proeminência da atuação de parlamentares e do presidente do PMDB, de Mato Grosso do Sul, em interromper o legítimo mandato da Presidente Dilma Rousseff, e em perseguir as lideranças do PT, inclusive do seu Presidente de Honra, Luiz Inácio da Silva – o Lula.

Ora, “como beber dessa bebida amarga”? Apoiar eleitoralmente este conjunto de forças é reforçar o golpismo e é, ao mesmo tempo, virar-se de costas para a militância de esquerda, a juventude, as mulheres, os artistas e militantes da cultura, a classe média progressista, que resistem e resistirão, outra vez, à escuridão da noite antidemocrática, à imposição da força, à negação dos direitos e à logica da opressão.

O que fazer neste cenário de retrocessos, declínio, doenças, vícios e de acovardamento das nossas principais lideranças políticas, que sucumbiram ao canto da sereia e das negociatas políticas, contrariando o desejo da militância e de amplos setores da sociedade que desejam construir um projeto político para Dourados, baseado no reconhecimento e na construção do Direito à Cidade?

Atordoados, não podemos beber esse cálice!

Mataram a flor da esperança, mas não o jardim e… o sonho, de uma Dourados mais humana e igualitária, irromperá, mesmo no solo infértil da pequenez política.

Vamos permanecer atentos frente ao “monstro da lagoa”! Continuaremos em luta, contra todo tipo de Golpe. Os que retiram direitos conquistados e os que vetam o direito à conquista de novos direitos.

Cerraremos fileiras na defesa da Política, que denuncia e propõem a superação das injustiças, que combate todo tipo de discriminação e preconceito e que aponte na direção de novas práticas políticas.

Prof. Damião Duque de Farias e apoiadores da proposta de candidatura própria.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Últimas Notícias

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem