Camisas verde e amarelo não faltaram 

Manifestantes que apoiam a proposta de impeachment da presidenta Dilma Rousseff se reuniram hoje (13) no aterro da Praia de Iracema e fizeram uma passeata pela avenida Beira Mar, área nobre de Fortaleza.

As camisas da Seleção Brasileira e as bandeiras verde e amarelo eram os itens mais presentes no . Algumas pessoas também levavam faixas de apoio ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação Lava Jato.

Durante a concentração, um grupo apresentou a dança da música “Seja Patriota”, que ficou conhecida nacionalmente por meio das redes sociais. Também houve a performance de paraquedistas e uma bandeira de 150 metros foi estendida sobre os participantes na Beira Mar.

Argumentação

A assistente técnica Aldaíse Lira foi uma das participantes do ato. Ela disse que decidiu ir ao protesto por não concordar com a situação atual do país. “Estamos vendo a roubalheira e as pessoas que roubam permanecem no poder. Eu apoio o impeachment porque seria o começo da retirada do PT do governo. Não sabemos o que vem depois, mas é uma forma de começar a desmontar esse esquema”, explicou.

Diego Rebouças, integrante do grupo Consciência Patriótica, um dos organizadores do ato na Praia de Iracema, disse que as manifestações contra o governo Dilma Rousseff, que ocorrem desde o ano passado, se consolidaram a partir da conscientização da população e da apropriação de um modelo construído pela esquerda.

“A esquerda tem essa tradição de ir às ruas. Houve uma resistência a uma manifestação que fosse de oposição ao governo, mas fomos construindo isso por meio da educação e da informação. Então, a oposição à esquerda se levantou em formato popular e não é possível que isso tudo aqui seja rico e a elite, como estão falando”, criticou.

Inicialmente, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará afirmou que não realizaria a estimativa de público do ato, mas, à noite, a assessoria de comunicação do órgão informou que havia entre 35 mil e 40 mil pessoas na Praia de Iracema.

Pela manhã, militantes e parlamentares do PT realizaram uma carreata em avenidas da periferia de Fortaleza. Os participantes percorreram cerca de 12 quilômetros entre os bairros Parangaba e Pirambu, na costa oeste da cidade, e divulgaram a manifestação que está sendo organizada para a próxima sexta-feira (18). A SSPDS não informou a estimativa de veículos e de pessoas que participaram da carreata.