Pular para o conteúdo
Política

Promotor quer seguimento de ação que pede afastamento imediato de Bernal

Ele também quer ressarcimento aos cofres públicos
Arquivo -

Ele também quer ressarcimento aos cofres públicos

O promotor de Justiça da 30ª Promotoria do Patrimônio Público, Alexandre Capiberibe, quer o prosseguimento da ação que o MPE (Ministério Público Estadual) ingressou em outubro do ano passado pedindo afastamento do prefeito de , (PP), por improbidade administrativa com base na contratação supostamente irregular da .

A manifestação, feita na última sexta-feira (24), foi para sanar dúvida sobre haver dois processos tramitando no mesmo grau e com o mesmo objetivo, para que um fosse extinto. No entanto, o promotor alegou não existir litispendência. Ele argumenta que, embora Bernal esteja requirido em duas ações que discutem as supostas ilegalidades cometidas na contratação da Mega Sev, o referente processo visa o ressarcimento de prejuízos causados ao erário.

“Haja vista que nos contratos firmados existiam além de recursos oriundos da União, recursos oriundos do Município de Campo Grande”. Enquanto na ação civil pública por ato de improbidade administrativa pelo MPF (Ministério Público Federal, tem como objetivo a condenação pela prática de conduta improba do do prefeito e o ressarcimento dos prejuízos causados ao erário federal. Estes vindos da União.

Por isso, pediu que a Prefeitura junte aos autos os documentos referentes a contratação da empresa, celebrado em outubro de 2013, no valor de R$ 9,2 milhões. Capiberibe quer os valores de contrapartida do Município e União, cópias das notas de empenho, indicando a fonte pagadora destas despesas. O promotor alega que R$ 1,7 milhão foi custeado pela Prefeitura e por Campo Grande.

Bernal rompeu com a licitada Total Serviços, especializada em limpeza de unidades de saúde para contratar de forma emergencial (sem processo licitatório) a Mega Serv para desempenhar a mesma função, porém por valor mais elevado. Na peça inicial o promotor alega que neste caso a companhia que ficou em segundo lugar no pregão é a que deveria assumir, mas em vez disso foi feito contrato emergencial.

Além disso, Capibaribe alega que “à contratação da empresa Mega Serv, não foi identificado o termo de referência necessário à pesquisa de preço, ou seja, quantidade de postos de trabalho, quantidade de unidades de saúde, áreas insalubres, horários dos turnos laborais, ou qualquer outra informação que demonstrasse que as empresas consultadas para a pesquisa de preço pudessem efetivamente apresentar suas propostas de forma fidedigna aos serviço a serem prestados”.

A ação tem como base relatórios assinados pelo secretário federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União “referente à execução financeira da atenção básica à saúde por parte da Prefeitura Municipal de Campo Grande”. No documento consta análise de itens financiados com recursos do Município entre 1º/1/2012 a 30/8/2013.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Durante o evento, o campeão paralímpico Yeltsin Jacques alcançou a melhor marca do ano nos 1500 metros

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira

Política

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Segundo a parlamentar, a convocação na CPI das Bets é necessária pela popularidade de Virgínia no mercado digital

Cotidiano

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Mato Grosso do Sul é o único estado com dia ‘D’ em duas cidades. Ação também ocorre em Dourados