PF indicia ex-prefeito, ex-vereador e mais 20 por desvio de R$ 1 milhão

Investigação envolve fraude em licitações

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Investigação envolve fraude em licitações

Ex-prefeito, um ex-vereador e 20 pessoas entre servidores públicos e empresários de Selvíria, distante 404 quilômetros da Capital, foram indiciados pela polícia Federal de Três Lagoas por estelionato, crime eleitoral, e fraudes licitatórios cometidos entre 2008 e 2012.

De acordo com a PF, ao todo, 3 licitações foram alvo de investigação. A primeira, em que o ex-prefeito e ex-vereador são investigados, previa recuperação de área degradada no assentamento Alecrim. As outras duas, onde o nome do ex-prefeito não é citado, viabilizava construção de casas e instalação de rede de água no assentamento São Joaquim. As fraudes custaram cerca de R$ 1 milhão aos cofres do Incra.

As investigações da Polícia Federal em parceria com a CGU-MS (Controladoria Geral da União de Mato Grosso do Sul) também constataram que em 2008, acampados que aguardavam processo de reforma agrária foram constrangidos a transferir os títulos eleitorais para Selvíria e votar em determinados candidatos em troca de promessas de lotes nos projetos dos assentamentos Alecrim e São Joaquim.

Entre os envolvidos estão servidores públicos federais, estaduais e municipais, entre eles, servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Fettar (Federacao Dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado de Mato Grosso do Sul), além de empresários da área da construção civil e construção de poços artesianos de Campo Grande.

O relatório das investigações será encaminhado esta semana para Ministério Público. 

Tentamos falar com a prefeitura de Selvíria, mas não conseguimos contato.