Ele pretende aprimorar o combate a atos de improbidade

O Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos foi empossado nesta noite de sexta-feira (6), como o novo Procurador Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul. Ele assume para o biênio 2016/2018, o lugar do agora, ex-Procurador Geral Humberto de Matos Brites. Segundo Passos seu maior desafio é atender os anseios da população e ele afirma ter intenção de estar mais próximo da sociedade e da imprensa.

“A expectativa é tornar esse sonho e ideal de justiça que tenho e sempre tive uma realidade. Pra isso temos que atender os reclames da sociedade, notadamente nessa ética espera-se do Ministério Público uma atuação rigorosa no combate a atos de improbidade, crimes de corrupção e desvios do erário. Então isso vai ser uma prioridade na área de atuação do Ministério Público, aliado a um projeto de modernização institucional e aproximação da sociedade e da imprensa”, disse o novo Procurador Geral de Justiça, Paulo Passos.

Durante seu discurso, Passos elogiou o trabalho de seu antecessor e se emocionou ao falar da família. “Este é um momento de muita emoção e só tenho a agradecer em especial a minha família. Vim de um lar simples e humilde e hoje ocupo um cargo de tamanha importância. Quero deixar claro a minha admiração por Humberto Brites, com quem aprendi muito. Para chegar aqui, recebi uma votação expressiva e fiquei extremamente alegre e ao mesmo tempo me veio o tamanho da responsabilidade. Mas podem contar comigo e tenham certeza que darei continuidade ao brilhante trabalho que vinha sendo feito e iremos aprimorar o que for preciso e possível”

Humberto Brites destacou a competência do colega que era seu adjunto. “É uma data muito muito especial para Paulo Passos hoje. Senti essa emoção igual a dois e quatro anos. Vivo agora a fase da despedida que é natural em toda função. Avançamos muito em todo esses anos e tivemos diversas conquistas. Muito foi desenvolvido pelo MPE nestes quatro anos e sem duvida ainda tem o que ser feito, mas não tenho duvida que Passos irá fazer um trabalho exemplar e de muita competência”

O governador Reinaldo Azambuja enfatizou a importância do órgão no momento de crise que o país vive. “Agradeço a parceria de Brites neste período que iniciei meu mandato e ele respondeu pelo MPE. Acredito na defesa jurídica e cumprimento do regime democrático feito pelo novo Procurador Geral, como vinhas endo feito. Tenho certeza que continuará sendo uma instituição competente e sempre protegendo o trabalhador e o dinheiro público. O país vem enfrentando uma crise sem precedentes e como eu sempre digo é uma crise mora. Diante de tudo isso a população está mais crítica e o trabalho do Ministério Público é fundamental para mudarmos a realidade que vemos hoje, em especial em atos de corrupção”.

Passos foi eleito em 1º de abril, com 164 votos, contra os 57 computados para o procurador Gilberto Robalinho. A votação foi referendada pelo governador. A cerimônia de posse, realizada no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), contou com a presença de diversos deputados, vereadores, assim como o presidente do TJ, João Maria Lós, o ex-governador André Puccinelli (PMDB), a vice governadora Rose Modesto (PSDB), o Presidente da OAB/MS Mansour Karmouche e o prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP).