Marines Oliveira define nesta terça-feira se pede recontagem dos votos

A candidata a prefeita de , Marines Oliveira, do DEM, que perdeu a eleição por apenas um voto examina nesta manhã de terça-feira documentos que determinam regras eleitorais para, daí, resolver se ingressa com pedido de recontagem dos votos.

“Estou analisando se vou pedir ou não. Sei que tudo acontece por Deus. No dia da eleição tiveram parentes meus que viajaram e não votaram. Mas, nada acontece por acaso”, disse a candidata derrotada. Pelo entusiasmo notado na conversa por telefone, Marines deixou que é desejo dela em recorrer.

Ela perdeu a eleição por apenas um voto para o vereador Alexandrino Garcia do PR, que obteve 2.558 votos contra 2.557 destinados a Marines, também vereadora da cidade.

Três candidatos disputaram a prefeitura de Aral Moreira. Na terceira posição ficou o professor Eugênio Freire, do PSC, que captou 409 votos.

O comando regional do DEM, partido de Marines, ainda não manifestou-se sobre a questão.

FALTOSOS

O eleitorado de Aral Moreira, município situado em região de fronteira com o Paraguai, soma 6.859 votantes.

De acordo com o TRE 1.058 eleitores não votaram no domingo, 49 votaram em branco e 228 anularam seus votos.

DIZ A LEI

André Borges, advogado constitucionalista e ex-juiz eleitoral disse ser possível Marines recorrer “porque os votos ficam armazenados na memória da urnas eletrônicas”.

Borges afirmou que a apelação deve ser feita “à Justiça eleitoral, rapidamente, apresentando dados concretos de possíveis de inconsistências”. O advogado, contudo, adiantou, que a chance da democrata seria pequena, já que “nunca viu mudança de resulta, após a implantação da urna eletrônica”.

Ainda conforme o ex-juiz eleitoral, se houvesse um empate na eleição de Aral Moreira, Marines continuaria de fora. Isso porque, conforme o artigo 110 do Código Eleitoral, “em caso de empate haver-se-á por eleito o candidato mais idoso”.

O prefeito eleito, Alexandrino Garcia, nasceu em fevereiro de 1976; já a candidata derrotada, em fevereiro de 1985. Ou seja, pela lei eleitoral, ainda que o pleito terminasse empatado, o candidato do PR assumiria por ser nove anos e dez meses mais velho que Marines.