Pular para o conteúdo
Política

Na China, Temer garante que o Brasil continua a ser um sócio confiável

Temer participou de um fórum empresarial sino-brasileiro em Xangai
Arquivo -

Temer participou de um fórum empresarial sino-brasileiro em Xangai

O presidente  (PMDB) quer enviar ao mundo uma mensagem de estabilidade depois do processo de contra Dilma Rousseff. Temer foi, junto com o premiê de Cingapura, Lee Hsien Loong, e o presidente indonésio, Joko Widodo, um dos primeiros mandatários a chegarem à China para a cúpula do G-20, que reúne as principais economias mundiais a partir deste domingo em Hangzhou. A reportagem é do El País Brasil.

O presidente brasileiro, que tomou posse oficialmente na quarta-feira (31), também foi um dos primeiros a manter uma reunião bilateral com o presidente chinês, Xi Jinping.

Seu primeiro ato na China foi participar de um fórum empresarial sino-brasileiro em Xangai, capital financeira da segunda maior economia mundial. Lá, esforçou-se em salientar a ideia de normalidade. “Apesar de termos sofrido turbulências políticas e econômicas e uma recessão econômica, já viramos essa página”, disse. O Brasil, segundo ele, “deixou para trás toda a instabilidade econômica e política”.

O novo presidente brasileiro também participou, numa reunião com o prefeito de Xangai, Yang Xiang, da assinatura de nove acordos em setores como agricultura, aviação e logística, incluindo um projeto de 3 bilhões de dólares na área de siderurgia. O Brasil “necessita do apoio da China, precisamos da cooperação da China”, declarou.

Ele também buscou transmitir pessoalmente a Xi a mensagem de que o Brasil continuará sendo um sócio confiável de Pequim. A China é o principal sócio comercial do Brasil – no ano passado, o intercâmbio entre os dois países foi superior a 66 bilhões de dólares –, e o crescimento mais lento do país asiático nos últimos três anos contribuiu para os problemas econômicos do gigante latino-americano. Além da parceria comercial, os dois países vêm mantendo uma excelente relação diplomática como membros do grupo BRICS.

Numa reunião na Casa Estatal de Hóspedes à beira do idílico lago do Oriente, em Hangzhou – cidade que por sua beleza assombrou Marco Polo no século XIII –, Temer salientou ao chefe de Estado chinês “a necessidade de manter a sólida relação criada ao longo do tempo”.

Após a cassação de Dilma Rousseff, a China manifestou sua esperança de que o Brasil possa manter a normalidade. Xi, com quem Temer se reunira em Pequim há dois anos, durante uma visita oficial como vice-presidente, manteve a mesma mensagem. “A China tem grande confiança nas perspectivas de desenvolvimento do Brasil, assim como confiança na cooperação entre a China e o Brasil”, declarou o mandatário chinês.

“Devemos continuar nos tratando como sócios no desenvolvimento e fortalecer a cooperação, de modo a fazermos da cooperação sino-brasileira um exemplo de relações de unidade e colaboração entre os países desenvolvidos”. Xi  também teria convidado Temer para uma visita de Estado, ainda sem data para ocorrer.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Droga avaliada em R$ 100 mil é interceptada nos Correios e casal preso em Campo Grande

“Só alguém transtornado para aceitar”, diz deputado após ação da PF contra Bolsonaro

Festa julina movimenta a ‘Feira Central’ de Dourados neste final de semana

Quem é Sister Hong, que gerou caos entre homens na China e também no ‘X’?

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

VÍDEO: Menino que sobreviveu a acidente na BR-060 com morte de mãe e irmão dá primeiros passos

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Operação do SIG de Dourados prende mais dois envolvidos em homicídio no Jardim Itália

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ causado por caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vizinhança diz que a frequência de desvios na rota para escapar da fiscalização da balança na rodovia está causando frustração na região diante do poeirão levantado nas vias sem pavimentação

Política

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Ana Portela e Rafael Tavares, também do PL, vêm ação determinada por ministro Alexandre de Moraes como "perseguição"

Famosos

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Edu Guedes revelou que não realizará quimioterapia e radioterapia; apresentador descobriu um câncer no pâncreas no início do mês

Cotidiano

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

A previsão é que o bloqueio aconteça nos dois dias, entre 5h e 17h30