Pular para o conteúdo
Política

Na China, Temer garante que o Brasil continua a ser um sócio confiável

Temer participou de um fórum empresarial sino-brasileiro em Xangai
Arquivo -

Temer participou de um fórum empresarial sino-brasileiro em Xangai

O presidente  (PMDB) quer enviar ao mundo uma mensagem de estabilidade depois do processo de contra Dilma Rousseff. Temer foi, junto com o premiê de Cingapura, Lee Hsien Loong, e o presidente indonésio, Joko Widodo, um dos primeiros mandatários a chegarem à China para a cúpula do G-20, que reúne as principais economias mundiais a partir deste domingo em Hangzhou. A reportagem é do El País .

O presidente brasileiro, que tomou posse oficialmente na quarta-feira (31), também foi um dos primeiros a manter uma reunião bilateral com o presidente chinês, Xi Jinping.

Seu primeiro ato na China foi participar de um fórum empresarial sino-brasileiro em Xangai, capital financeira da segunda maior economia mundial. Lá, esforçou-se em salientar a ideia de normalidade. “Apesar de termos sofrido turbulências políticas e econômicas e uma recessão econômica, já viramos essa página”, disse. O Brasil, segundo ele, “deixou para trás toda a instabilidade econômica e política”.

O novo presidente brasileiro também participou, numa reunião com o prefeito de Xangai, Yang Xiang, da assinatura de nove acordos em setores como agricultura, aviação e logística, incluindo um projeto de 3 bilhões de dólares na área de siderurgia. O Brasil “necessita do apoio da China, precisamos da cooperação da China”, declarou.

Ele também buscou transmitir pessoalmente a Xi a mensagem de que o Brasil continuará sendo um sócio confiável de Pequim. A China é o principal sócio comercial do Brasil – no ano passado, o intercâmbio entre os dois países foi superior a 66 bilhões de dólares –, e o crescimento mais lento do país asiático nos últimos três anos contribuiu para os problemas econômicos do gigante latino-americano. Além da parceria comercial, os dois países vêm mantendo uma excelente relação diplomática como membros do grupo BRICS.

Numa reunião na Casa Estatal de Hóspedes à beira do idílico lago do Oriente, em Hangzhou – cidade que por sua beleza assombrou Marco Polo no século XIII –, Temer salientou ao chefe de Estado chinês “a necessidade de manter a sólida relação criada ao longo do tempo”.

Após a cassação de Dilma Rousseff, a China manifestou sua esperança de que o Brasil possa manter a normalidade. Xi, com quem Temer se reunira em Pequim há dois anos, durante uma visita oficial como vice-presidente, manteve a mesma mensagem. “A China tem grande confiança nas perspectivas de desenvolvimento do Brasil, assim como confiança na cooperação entre a China e o Brasil”, declarou o mandatário chinês.

“Devemos continuar nos tratando como sócios no desenvolvimento e fortalecer a cooperação, de modo a fazermos da cooperação sino-brasileira um exemplo de relações de unidade e colaboração entre os países desenvolvidos”. Xi  também teria convidado Temer para uma visita de Estado, ainda sem data para ocorrer.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Promotoria mira delegacias para acompanhar eventuais irregularidades em Paranaíba

Papa Leão XIV encontra Sinner, tenista nº 1 do mundo, e recebe convite para jogar

PCDs Funtrab

Campo Grande cria programa para humanizar o atendimento em saúde a PCDs

Ex-motorista do Conselho Tutelar é preso em ação contra abusos sexuais de crianças em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

Grupo que fazia vítimas no ‘tribunal do crime’ é preso em MS

PF e CGU fazem operação contra esquema ilegal em contrato de R$ 196 milhões da Saúde em SC

Últimas Notícias

Polícia

Bêbado, motorista do Ceará é preso em MS ao tentar dar socos em agentes da PRF e acertar viatura

Funcionário do guincho precisou auxiliar para conter o homem, já que ele tentou fuga e estava muito alterado, conforme a corporação

Transparência

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

A decisão, publicada nesta terça-feira (13), considera o excessivo prazo das restrições

Economia

IBGE: Volume de serviços em MS mantêm alta de 3,3% em março

Dados comparativos entre fevereiro e março supera 2,3%

Esportes

Com vôlei de praia e futsal, Dourados recebe Festival Surdolímpico no sábado

Evento no Ceper do BNH 1º Plano, das 13h às 17h