Pular para o conteúdo
Política

MPE instaura inquérito para investigar suposta fraude em folha de ponto

Caso foi revelado em conversa de dois deputados estaduais
Arquivo -

Caso foi revelado em conversa de dois deputados estaduais

O procurador-geral de Justiça , o chefe do MPE (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), instaurou inquérito, o de número 06.2016.00001442-3, para apurar “fraude ou ausência de sistema de controle de frequência dos servidores” da Assembleia Legislativa.

O assunto, que já é investigado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), setor do MPE, será divulgado nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial do MPE, cujo texto está disponível no portal da instituição, desde a noite de sexta-feira (18).

A abertura da investigação surge cerca de 20 dias depois de circuitar pelo Watsapp áudios de diálogos entre os deputados estaduais , do PR, e , do PSDB. Na conversa, que teria sido gravada num aparelho celular, em junho de 2015, Corrêa diz a Orro como se faz para fraudar a folha de ponto das pessoas que atuam como assessores dos parlamentares.

A gravação dura perto de quatro minutos e quem mais confabula é o deputado Paulo Corrêa. Logo no início do diálogo, o parlamentar diz: “você eu temos bastante, você sabe que nós temos mais que os outros, não sabe? Põe um controle no ponto, mesmo que seja fictício. Do começo do ano até agora. Pega o seu chefe de gabinete, e manda agir (…) Todo dia aquelas pessoas têm que assinar o ponto, até que passe esse rolo aí”, diz o deputado.

Antes, Corrêa relata ao colega que a Rede Globo de Televisão estaria produzindo reportagem sobre frequência de servidores em assembleias legislativas, daí a preocupação.

Segue Paulo Corrêa: “pega lá desde o dia 15 de fevereiro para cá e manda todo mundo assinar. Vamos dizer que você tenha 20 em cota normal, mas tem mais 20, faz os 40 assinarem. Faz uma folha dos 20 normais e uma folha dos 20 que você têm. Assina e pronto, deixa sempre assinado do dia anterior”, orienta o deputado. Por quase todo o período do diálogo, Orro repete: “sim” e “não”.

PASTOR

Depois de circular pelas redes sociais, foi descoberto que no dia da conversa dos dois deputados, Felipe Orro havia emprestado o celular de Jairo Fernandes Silveira, pastor evangélico, que preside o PTN na cidade de . O parlamentar participava de uma reunião política participada pelo pastor naquela cidade.

O pastor disse ter levado a gravação para o Gaeco, mas ainda não explicou o motivo de guardado com o ele o material por mais de ano. Especulou-se no meio político que o religioso preservava o material para a prática de chantagem.

Por regra, o deputado estadual tem direito a 25 assessores e quem paga os salários é dinheiro tirado do duodécimo repassado à assembleia pelo governo estadual. Cada um dos 24 parlamentares, cujos salários gira em torno de R$ 25 mil, recebe perto de R$ 80 mil mensais para quitar o compromisso trabalhista em questão.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
br 163 duplicações rodovia quilômetro

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

VÍDEO: morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

Carta de Arcebispo de Campo Grande expõe entraves entre o movimento e a Igreja Católica e não recomenda que fiéis façam parte do grupo

Polícia

‘Ele amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista de carreta que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Marlon Silva Gomes teria perdido o controle da direção

Polícia

Executado com 14 tiros em ciclovia de Campo Grande teria perdido arma de facção criminosa

Antes de ser assassinado, ‘Sorriso’ recebeu duas ligações

Cotidiano

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

Funcionários de Unidade de Tratamento de Resíduos enfrentam dificuldades para trabalhar nesta sexta-feira (25)