Pular para o conteúdo
Política

Movimentos pelo impeachment em MS planejam ir à justiça contra posse de Lula

Resposta será em "tom diferenciado"
Arquivo -

Resposta será em “tom diferenciado”

O anúncio da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como novo ministro da Casa Civil, não agradou movimentos sociais contrários ao governo em Mato Grosso do Sul. Revoltados, os grupos ‘Chega de Impostos’ e ‘Reaja Brasil’ já começam a se movimentar para tentar impedir a posse de Lula.

De acordo com lideranças, o governo não compreendeu o recado da população, dado nas manifestações do último domingo. Por esse motivo, a resposta para o que eles chamam de “manobra política”, virá em tom diferenciado.

A direção regional do movimento ‘Reaja Brasil’, lembra que vai entrar com medidas judiciais para impedir que o ex-presidente assuma a gestão do Ministério da Casa Civil. “Vamos protocolar uma ação popular na justiça pedindo uma liminar para impedir que ele assuma”, revela a liderança Soraya Thronicke.

Segundo ela, a nomeação no ministério é uma “manobra” do governo para que Lula se livre de ser julgado pela justiça comum. “Ele só que o foro privilegiado para depois tentar absolvição no SFT, que é um órgão aparelhado, onde a maioria dos ministros foram nomeados pelo PT”, completa.

Nesta quarta-feira (16), Fabrícia Salles, representante do ‘Chega de Impostos’ e outras lideranças, vão se reunir para definir novas estratégias. “Vamos estabelecer metas. Podem aguardar que isso vai ter reposta, não vai ficar assim”, conta.

Nos bastidores das organizações de movimentos sociais o clima é de completo stress com a confirmação da nomeação de Lula. Há até quem fale em “quebrar” tudo ou “invadir novamente”. Contudo, Fabrícia lembra que no Estado, todo ato será pacífico e não usará a violência. “Não vamos usar a violência, mas o tom será diferente. Precisamos fazer com que eles entendam”, relata.

Fabrícia afirma que ter Lula à frente da Casa Civil é preocupante. Segundo ela, a posse pode representar uma “quebradeira geral”, da qual o País levará anos para se recuperar. “Se assumir, ele terá acesso a todas as reservas do Brasil e o PT está louco para pegar esse dinheiro”, alega.

Na tarde desta quarta-feira (16), uma nota assinada pela presidente Dilma Rousseff (PT), confirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o novo ministro da Casa Civil no lugar do ministro Jaques Wagner, que agora, passará a comandar o Gabinete Pessoal da Presidência da República. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Haddad: 90% do decreto do IOF é incontroverso

dia da cobra bioparque

Leve a ‘amiga’: Bioparque convoca população para celebrar o dia da cobra

Operação no Paraguai ‘derruba’ centro de processamento de maconha destinada ao Brasil

Justiça Federal manda soltar suspeito de tráfico de drogas preso em operação em Ivinhema

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Rose Modesto vanessa gestão br-163 carne

‘Cabe procurar outros parceiros’, propõe Rinaldo após frigoríficos de MS ‘romperem’ com Trump

Últimas Notícias

Sem Categoria

Estado projeta arrecadação de R$ 23 bilhões em 2026 com meta de dobrar PIB em 10 anos

LDO foi publicada nesta quarta-feira, 16 de julho

Famosos

Lexa doa itens da falecida filha para bebês que se chamam Sofia: ‘Coração cheio’

Lexa saiu à procura de bebês chamados Sofia para doar os itens personalizados que havia comprado para a filha com Ricardo Vianna; confira

Política

‘Governo federal precisa agir rápido’, diz Lucas de Lima sobre tarifaço de Trump

Consequências das medidas unilaterias de Trump chegaram a MS e frigoríficos decidiram suspender as exportações de carne para os EUA

Polícia

Esposa encontra marido sem vida em MS

Esposa ouviu um disparo de arma de fogo e encontrou o marido morto