Pular para o conteúdo
Política

Moka se diz favorável a afastamento de Renan, mas critica decisão de ministro

'Poderia ter afastado apenas da linha sucessória' 
Arquivo -

‘Poderia ter afastado apenas da linha sucessória’ 

Com ressalvas à decisão da Mesa Diretora de manter como presidente do Senado, enquanto não sai deliberação do STF (Supremo Tribunal Federal), o senador sul-mato-grossense (PMDB) disse, nesta terça-feira (6), que é a favor do cumprimento da decisão judicial, porém, que lhe chama atenção, o fato de uma decisão provisória, afastar o presidente de um poder.

“Entendo que a decisão judicial não deve ser contestada e sim cumprida. No entanto, o que chama atenção é o fato de uma decisão liminar, provisória e precária, afastar o presidente de um poder. Se amanhã, o plenário do Supremo decidir pelo afastamento, aí não haverá saída ao presidente Renan, se não, o de deixar o cargo”, avaliou.

Para Moka, a decisão do ministro Marco Aurélio deveria apenas impedir que Renan assumisse a presidência da República, em caso de ausência de Michel Temer (PMDB), embora sinalize, que não é a favor de Renan na presidência do parlamento. “O ministro que concedeu liminar afastando o presidente, poderia ter afastado Renan apenas da linha sucessória da Presidência da República e não do cargo. Falo isso com muita serenidade, porque não votei em Renan para presidir o Senado. Se dependesse do meu voto, o Senado teria outro presidente”, continuou.

Ainda ressaltando contrariedade ao então presidente da Casa, Moka nomeou quem gostaria de ter na presidência, na época da votação. “Todos sabem que trabalhei pela candidatura do senador falecido Luiz Henrique Silveira (PMDB-SC), mas fomos vencidos pelo trator do senador Renan e do Palácio do Planalto, à época ocupado pela presidente Dilma Roussef (PT)”, complementou.

O Jornal Midiamax tentou contato com os outros dois senadores que representam MS, Pedro Chaves (PSC) e Simone Tebet (PMDB), mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno. Ontem (5), a senadora Simone foi enfática ao afirmar ao Jornal, que “decisão do Supremo não se discute, se cumpre”.

Descumprimento – A Mesa do Senado decidiu na tarde desta terça-feira (6) aguardar a deliberação do Plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) para tomar providências sobre um possível afastamento do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL).

Numa extensa reunião, os integrantes da Mesa decidiram conceder prazo regimental para que Renan se defenda da decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello de afastá-lo da Presidência da Casa a partir de um pedido do partido Rede Sustentabilidade.

Renan terá cinco dias úteis para apresentar defesa escrita. Caso não o faça, será nomeado um defensor dativo que também terá cinco dias úteis para se manifestar. Depois disso, o relator tem outros cinco dias úteis para proferir seu voto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime