Ministro da Defesa revela preocupação com fronteira, mas sem anunciar recursos

Ele esteve na Assembleia Legislativa de MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ele esteve na Assembleia Legislativa de MS

Em visita a Campo Grande na manhã desta quinta-feira (8), o ministro da Defesa, Raul Jugmann, fez algumas pontuações sobre os planos para reforçar a segurança na fronteira, porém sem datas e valores definidos. Ele esteve na Assembleia Legislativa e recebeu uma carta assinada pelos deputados, na qual estão reivindicações colhidas durante audiência pública sobre o tema. Na ocasião Jugmann foi convidado para estar presente, mas não pôde vir.

Durante discurso na Casa de Leis, o ministro disse que o problema de segurança na fronteira não é exclusivo de Mato Grosso do Sul e afeta todo o país. “Temos grande preocupação, essa situação que se instalou em todo Brasil”, afirmou, ressaltando que o presidente Michel Temer (PMDB) tem tratado o assunto com prioridade.

“Tanto que no dia 16 de novembro foi reeditado o decreto sobre o programa que prevê medidas para fronteira”. Entre as mudanças está a forma de operação da polícia que ao invés de ser programada e divulgada, agora será ‘de surpresa’. Na opinião do ministro isso vai evitar que o criminoso se esconda.

O Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) vai atuar da mesma forma. Para o sistema serão R$ 340 milhões em 2017, segundo Jugmann. Contudo não foi detalhado como será a distribuição e a aplicação da verba. Um projeto piloto, com a nova estrutura, vai ser desenvolvido em Dourados.

Conteúdos relacionados

mpms