Dilma deve ser comunicada da decisão na manhã de hoje

Após o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) do cargo, por 55 votos a 22 no Senado, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) ocupa o posto interinamente nesta quinta-feira (12). Agora, o julgamento do mérito da acusação contra a presidente se arrastará por 180 dias.

A decisão pelo afastamento foi feita às 6h30 (horário DF) desta quinta. Caso o Senado repeta a decisão no julgamento do mérito, no fim da análise do processo, Dilma estará oficialmente destituída do governo e Temer será definitivamente o presidente da República. Ele já tem a maioria dos nomes certos para formar os ministérios.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a previsão é que a notificação a Dilma seja feita às 10h e que, a partir das 11h, Temer assuma oficialmente o cargo de presidente interino, até a decisão final sobre o mérito das acusações.

A presidente eleita deve ainda se encontrar com militantes do PT e de movimentos sociais, que farão manifestação em frente ao Planalto, e posteriormente ela deve sair até o Palácio da Alvorada – que continua sendo sua residência oficial – em um comboio. Temer é a 41ª pessoa a assumir a Presidência. Do PMDB, é o terceiro, sendo que nenhum deles foi eleito pelo voto popular.

(Sob Supervisão de Ludyney Moura)