Marquinhos diz que conversa com Bernal para entender fim de contrato com Solurb

‘É um contratempo que teremos que administrar’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

‘É um contratempo que teremos que administrar’

Prefeito eleito, Marquinhos Trad (PSD) chegou à Prefeitura de Campo Grande por volta das 11h40 desta quinta-feira (29) para conversar com o prefeito Alcides Bernal (PP) sobre o rompimento do contrato com o Consórcio CG Solurb, anunciado nesta quarta. Para o novo líder do executivo municipal, este é um contratempo a ser administrado.

“A cidade não pode sofrer consequências diante de um ato unilateral. Vou conversar com o prefeito para entender o que aconteceu, já que esta é uma questão que já estava judicializada. Tenho que saber se, de fato, a coleta permanece, se 60 dias serão suficientes para uma possível licitação. Por outro lado, ouvimos da empresa que há parecer favorável do Tribunal de Contas Estadual sobre o contrato”, afirmou.

Marquinhos reforçou que não vai defender nem a decisão da Prefeitura e nem os interesses da empresa, apenas ‘o lado da população’. “Acho de grande irresponsabilidade se viermos a ficar 15, 20 ou 30 dias sem coleta. Também preciso me inteirar sobre os funcionários da varreção e da capina, se já foram demitidos. É uma decisão que afeta várias famílias. Se tem base em um relatório de 2015 e a decisão acontece a três dias do fim do mandato, fica uma situação difícil”.

Nesta quarta, Bernal anunciou em uma coletiva que o contrato seria suspenso por nulidade do processo licitatório. A decisão é resultado de um procedimento administrativo iniciado no ano passado para analisar a concessão do serviço de coleta de lixo, pintura de meio fio e capinação, repassado ao Consórcio por 25 anos.

Segundo o procurador do Município Denir de Souza Nantes, o procedimento constatou que houve superfaturamento de 36% nas notas apresentadas pela Solurb. Também consta um laudo da Polícia Federal informando que o Consórcio não teria o capital social informado, de R$ 53 milhões.

Apesar do rompimento, o serviço de coleta de lixo segue por mais 60 dias.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula