Nomeação aconteceu nesta terça (27)

A vereadora de Campo Grande (PPS) foi nomeada nesta terça-feira (27), pelo ministro da Casa Civil Eliseu Padilha, secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, com atuação em Brasília. Ela pertence ao mesmo partido do ministro da Cultura, Roberto Freire. 

Sobre a nomeação, a vereadora afirmou que irá trabalhar pela cultura em uma esfera mais nacional e espera trazer conquistas para a pasta. “Essa secretaria é onde o governo federal desenvolve as políticas de fortalecimento da diversidade cultural, e onde vamos buscar fortalecer a democracia, a paz e as boas relações”, pontuou em entrevista ao Jornal Midiamax. 

A vereadora se candidatou a um novo mandato na Câmara Municipal nas eleições deste ano, mas acabou não sendo eleita. Ainda segundo ela, embora a atribuição seja de natureza nacional, irá trabalhar para que Campo Grande tenha acesso a todos os programas culturais e de diversidade, tal qual as demais capitais brasileiras. “Temos que correr com a influência que temos para que a culutra seja um elemento de valorização na gestão pública”, informou. 

Questionado sobre a nomeação de Luiza Ribeiro, se foi por indicação do partido ou por outro mecanismo, o presidente do PPS de Mato Grosso do Sul Athayde Nery, afirmou que o ministro Roberto Freire acompanhou o trabalho da vereadora em Campo Grande. “A Luiza foi super competente e esse é o quadro que ele tem por lá. É importante para Mato Grosso do Sul sua nomeação, ela tem uma boa trajetória junto à nossa cultura e é uma boa aquisição para o Minc”, afirmou. 

A ocupante anterior do cargo de secretária da Cidadania, Renata Bittencourt, foi exonerada, de acordo com despacho publicado no Diário Oficial da União também nesta terça-feira (27). Renata havia sido indicada pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, que deixou o cargo em novembro após conflitos com o então ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. 

(Matéria editada às 15h18 para acréscimo de informações)